
Asfalto desmorona no Bairro Morumbi e assusta moradores: ‘Daqui a pouco chega no portão’
Alessandro Machado, morador da rua, relatou à reportagem o temor e os transtornos enfrentados pela comunidade devido à situação. Segundo ele, a obra, que teria previsão...
Publicado em
Por Fábio Wronski

Na noite deste sábado (28), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas à Rua Clovis Juliano Bonato, no Bairro Morumbi, após relatos de desmoronamento do asfalto na via, onde está em andamento uma obra de drenagem. Imagens enviadas por moradores à CGN mostram a terra cedendo e o buraco aumentando progressivamente, ampliando os riscos para quem reside ou transita pela região.
Alessandro Machado, morador da rua, relatou à reportagem o temor e os transtornos enfrentados pela comunidade devido à situação. Segundo ele, a obra, que teria previsão inicial de rápida conclusão, já se estende por três fins de semana e, neste sábado, o desmoronamento se agravou. “Fazendo transtorno e essa obra eles falaram que um dia eles faziam buraco e no outro dia estampavam, dois dias no máximo. Já faz três fins de semana que tá o buraco aí e hoje começou a desmoronar. Nós não sabíamos o que fazer, chamamos até a Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, pra ver e tá caindo tudo o asfalto aí. Daqui a pouco chega nosso calçado e ninguém faz nada”, afirmou.
Machado também destacou a dificuldade de locomoção dos moradores, especialmente para pessoas com deficiência. “Eu tenho um filho que é cadeirante ali, não tem o que não é fazer. Quinta-feira eu precisei de uma ambulância, a ambulância não chegava até aqui, tivemos que sair com guarda-sol. Eu e minha esposa, uma vizinha ajudou aqui pra chegar até no carro, que não tinha o que fazer e eles não estão nem aí”, relatou.
Ele ainda reclama da falta de assistência e de informações claras sobre o andamento dos trabalhos. “Beleza, tem que fazer a obra? Tem que fazer, mas dá uma assistência pra nós, uma coisa. Que nós não estamos tendo vantagem nenhuma nessa obra, pra nós não vai ter diferença nenhuma, o asfalto tava aqui. E eles estão deixando nós, ah, Deus dará aqui”, desabafou.
A Defesa Civil, representada por Nei Haverot, acompanhou o procedimento no local. “Nós fomos acionados, tanto o Corpo de Bombeiros como a Defesa Civil para vir aqui até o local, nessa rua que está acontecendo uma obra de drenagem. Porém, a escavação tem em torno de 5 metros de profundidade e houve um desbarrancamento aqui por baixo do asfalto e cedeu uma parte do asfalto. Os moradores estão preocupados porque eles já têm uma saída limitada das casas e, se isso se agrava, a situação pode piorar para eles”, explicou.
Segundo Haverot, será realizado um levantamento junto à prefeitura para verificar a regularidade da obra e providências cabíveis. “Vamos fazer todos os levantamentos junto à prefeitura para ver qual é a empresa que está fazendo essa obra de drenagem, se tem o devido licenciamento para fazer e quais as providências que vão ser tomadas para que essa situação seja amenizada”, afirmou.
Apesar do transtorno, a Defesa Civil informou que, até o momento, não há risco iminente às residências, mas que irá atuar junto à empresa responsável para acelerar a conclusão da obra e o fechamento do buraco. “Não há necessidade ainda de interditar aqui as residências porque ainda está em cima da via e a via está isolada. Mas a dificuldade aqui para os moradores é que, se agravar a situação, eles vão ter uma dificuldade maior de sair dessa residência. Então, quanto antes for resolvido o problema, nós vamos trabalhar junto com os órgãos competentes e com a empresa para que faça, acelere essa obra na medida do possível para que a situação possa ser resolvida”, concluiu.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou