CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Definidas as 12 convocadas da seleção para a AmeriCupW de basquete

Definidas as 12 convocadas da seleção para a AmeriCupW de basquete

A técnica da seleção brasileira feminina de basquete, a norte-americana Pokey Chatman, definiu as 12 convocadas que disputarão a AmeriCupW, a Copa América da modalidade, em......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Definidas as 12 convocadas da seleção para a AmeriCupW de basquete

A técnica da seleção brasileira feminina de basquete, a norte-americana Pokey Chatman, definiu as 12 convocadas que disputarão a AmeriCupW, a Copa América da modalidade, em Santiago (Chile). O anúncio da lista ocorreu nesta segunda-feira (23), um dia após a equipe derrotar o Canadá, por 74 a 55, em amistoso disputado na Arena Mercado Livre Pacaembu, em São Paulo.  Atual campeã do torneio e com time renovado, a amarelinha estreará contra a Argentina no próximo sábado (28), às 15h10 (horário de Brasília), pelo Grupo A (que tem ainda Canadá, República Dominicana e El Salvador). Quem conquistar o título, garante vaga direta na Copa do Mundo de Basquete 2026, na Alemanha.

A jovem armadora Bella Nascimento (com a bola na foto) está entre as 12 convocadas pela técnica Pokey Chatman. A brasileira, que atua no exterior pelo William & Mary, vem se destacando no torneio de basquete universitário norte-americano – Divulgação/CBB

Entre as convocadas estão três atletas que se destacaram no jogo contra as canadenses: a jovem armadora Bella Nascimento – cestinha da partida, com 19 pontos – e as alas Vitória Marcelino (18 pontos) e Catarina Ferreira (12).  Duas delas (Bella e Catarina) fazem parte do quarteto de jovens talentosas que vêm brilhando no basquete universitário norte-americano. As outras duas são a ala ala/pivô Manu e a ala Ayla. A seleção em Santiago contará também com a armadora Alana Gonçalo; a ala/armadora Carina; a ala Emanuely Oliveira; as alas/pivô Thayná Silva e Damiris; e as pivôs Aline Moura e Kamilla Cardoso. Confira ao final do texto a lista completa das atletas e seus respectivos clubes.

O torneio em Santiago reúne as10 melhores seleções das Américas. Além do Grupo A, onde esta o Brasil, a Chave B tem Estados Unidos, Porto Eico, Chile, Colômbia e México.  Na primeira fase, as equipes de cada grupo duelam entre si. As quatro melhores em cada chave se classificam às quartas de final. Daí em diante, quem vencer avança às semifinais, e depois as finalistas disputam o título. As equipes que terminarem entre a segunda e sexta colocações disputarão os torneios classificatórios às últimas 11 vagas no Mundial de 2026.

O Brasil conquistou o primeiro título da AmeriCupW na última edição, em 2023 (México), após 12 anos de jejum.

Convocadas

ARMADORAS

Alana Gonçalo (Corinthians)

Bella Nascimento (William & Mary/EUA)

ALAS/ARMADORAS

Catarina Ferreira (Oregon State/EUA)

Carina Martins (Sampaio)

ALAS

Ayla McDowell (South Carolina/EUA)

Emanuely Oliveira (SESI Araraquara)

Vitória Marcelino (SESI Araraquara)

ALA/PIVÔ

Thayná Silva (Sampaio)

Manu Alves (Illinois/EUA)

Damiris Dantas (Indiana Fever/EUA)

PIVÔS

Aline Moura (SESI Araraquara)

Kamilla Cardoso (Chicago Sky/WNBA/EUA)

segunda-feira (30) – Brasil x Canadá às 15h10

terça (1º de julho) –  Brasil x República Dominicana, às 12h40

quarta (2) – Brasil x El Salvador, às 12h40

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN