CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Bombeiros reforçam ações de prevenção e combate a incêndios florestais em simpósio
Corpo de Bombeiros lidera integração no 1º Simpósio Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios FlorestaisFoto: CBMPR

Bombeiros reforçam ações de prevenção e combate a incêndios florestais em simpósio

O simpósio é uma inciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), responsável pela coordenação estadual das ações de combate direto e prevenção aos incêndios......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Bombeiros reforçam ações de prevenção e combate a incêndios florestais em simpósio
Corpo de Bombeiros lidera integração no 1º Simpósio Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios FlorestaisFoto: CBMPR

A ameaça dos incêndios florestais no Paraná tem exigido mais do que ação emergencial: ela pede planejamento, articulação e uma rede integrada de resposta. Foi com esse espírito que aconteceu o 1º Simpósio da Operação Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, evento que marcou não apenas o lançamento oficial da Operação Integrada 2025, mas também o fortalecimento da união entre instituições públicas, setor produtivo e comunidade científica. 

O simpósio é uma inciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), responsável pela coordenação estadual das ações de combate direto e prevenção aos incêndios florestais. A operação, que nasceu em 2018 no 6º Batalhão de Bombeiros, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vem ganhando força a cada ano, consolidando-se como modelo de referência no País.

Seu símbolo, o Quati João, representa não apenas a fauna local ameaçada pelo fogo, mas também é uma homenagem ao coronel João Carlos Pinkner, in memoriam, que dedicou grande parte de sua carreira à proteção ambiental. A edição 2025 da campanha traz como foco o protagonismo infantil como ferramenta de transformação social e ambiental. A ideia é trabalhar a conscientização desde a escola, formando crianças e adolescentes como multiplicadores de atitudes responsáveis.

O evento, realizado com a presença de autoridades estaduais e federais, técnicos e pesquisadores, teve como objetivo principal alinhar estratégias, reforçar protocolos de cooperação e apresentar dados e aprendizados das últimas temporadas críticas no Paraná e também de outros estados do Brasil.

A operação de 2024 registrou ocorrências relevantes na Ilha do Mel, Ilha Grande e nos Campos Gerais, onde os incêndios atingiram proporções comparáveis aos registrados em países como Canadá e Grécia.

“No ano passado nós tivemos muitas regiões que registraram incêndios bastante intensos, quem via achava que eram aqueles incêndios que volta e meia a gente vê na TV, que acontecem lá na Europa, na Grécia ou no Canadá, Estados Unidos. Incêndios realmente importantes e significativos, mas não, aconteceram aqui em território paranaense”, compara o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino. 

A complexidade do cenário climático, marcada por longos períodos de estiagem e aumento nas temperaturas, agrava a propagação do fogo, e exige um olhar especial. Por isso, o simpósio trouxe a participação estratégica de instituições como Instituto Água e Terra (IAT), o Simepar, a Defesa Civil Estatual (CEDEC), o IBAMA, o ICMBio, o IDR-Paraná e a APRE – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal. Cada uma dessas organizações compartilhou dados, metodologias e práticas de preservação e recuperação ambiental. 

CAMPANHA – Um dos momentos marcantes do encontro foi o lançamento da 4ª edição da Campanha Estadual de Prevenção aos Incêndios Florestais, uma iniciativa interinstitucional voltada à educação ambiental, sensibilização de produtores ruais, comunidades lindeiras e gestores públicos. O objetivo é claro: prevenir é sempre melhor que reagir.

“Este simpósio é mais do que uma data simbólica. É um chamado à ação coordenada. Precisamos nos conhecer, nos aproximar e manter os canais de comunicações ativos. Só assim conseguiremos responder com eficácia e rapidez quando a emergência vier”, destacou o comandante. 

O evento contou com palestras técnicas ministradas por especialistas das instituições parceiras, oferecendo capacitação, troca de experiências e atualização de protocolos operacionais. Em tempos de desafios ambientais crescentes, o Paraná dá um passo firme: o combate aos incêndios começa muito antes do primeiro foco de calor – começa na integração, no planejamento e na educação.

A edição 2025 da campanha traz como foco o protagonismo infantil como ferramenta de transformação social e ambiental. A ideia é trabalhar a conscientização desde a escola, formando crianças e adolescentes como multiplicadores de atitudes responsáveis. “Educação é o que faz a diferença na campanha e estaremos divulgando a cartilha pelas escolas, explicando ao público jovem sobre o uso do fogo, onde qualquer descuido pode fugir do controle”, afirma Fabio Brun, presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), que participa da campanha junto com o Corpo de Bombeiros e outras instituições.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN