CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Novo pacote fiscal do governo precisa incluir cortes de gastos, diz CLP

A avaliação vem de uma nova nota técnica do Centro de Liderança Pública (CLP), que engrossa o alerta dos especialistas em contas públicas de que a...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mais acessadas agora

O pacote de medidas alternativas ao aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) representa a rota politicamente mais viável para aliviar as contas públicas e cumprir o arcabouço fiscal, além de dar um bom sinal sobre a disposição de rever renúncias tributárias pouco justificadas. Por outro lado, essas medidas precisam ser combinadas com reformas estruturais que contenham a escalada dos gastos obrigatórios.

A avaliação vem de uma nova nota técnica do Centro de Liderança Pública (CLP), que engrossa o alerta dos especialistas em contas públicas de que a dependência do arcabouço fiscal das novas receitas é insustentável.

O CLP observa que aumentos de uma carga tributária que já passa de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) afetam o retorno do investimento e limitam o crescimento potencial. “Se a base de expansão da receita se exaure antes de as despesas serem contidas, o país corre o risco de entrar num ciclo de baixo crescimento, alta informalidade e necessidade recorrente de medidas extraordinárias, comprometendo a sustentabilidade fiscal de médio e longo prazo”, sustenta a nota, assinada por Daniel Duque, gerente da Inteligência Técnica do CLP.

Sem reformas estruturais dos gastos obrigatórios, frisa o centro de desenvolvimento de lideranças públicas, qualquer pacote de elevação de receita será apenas um paliativo que posterga, mas não resolve o desequilíbrio das contas do governo.

O CLP avalia ainda que o corte dos benefícios tributários, inclusive da Zona Franca de Manaus (ZFM) e do Simples, precisa ser acompanhado por uma “governança permanente”, na qual os incentivos são revistos a cada ciclo orçamentário.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN