CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria de Meio Ambiente faz força-tarefa para limpeza de Rio Quati

Secretaria de Meio Ambiente faz força-tarefa para limpeza de Rio Quati

Diante dessa situação preocupante, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) organizou mais uma mobilização de limpeza no rio, na manhã de hoje (10), reunindo equipes para...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Secretaria de Meio Ambiente faz força-tarefa para limpeza de Rio Quati

O Rio Quati, afluente do Rio Cascavel, desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental da região, contribuindo para a biodiversidade local e o abastecimento hídrico. No entanto, a crescente poluição causada pelo descarte irregular de lixo por uma parcela da população tem comprometido a qualidade da água e a vida aquática. 

Diante dessa situação preocupante, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) organizou mais uma mobilização de limpeza no rio, na manhã de hoje (10), reunindo equipes para remover resíduos acumulados.

Segundo o assessor especial de gabinete da Sema, José Carlos Costa, o Cocão, essa é uma demanda recorrente. “Nós já fizemos isso aqui em novembro e, infelizmente, encontramos a mesma situação novamente”.

Durante a ação, foram encontrados grandes volumes de materiais recicláveis como garrafas PET e isopor, que poderiam estar gerando renda para famílias, através das cooperativas de reciclagem, caso tivessem sido descartados corretamente. “Infelizmente, depois que o lixo chega aqui, ele já está contaminado e não tem como ser aproveitado. Vai direto para o aterro sanitário”, explica Cocão.

Cascavel conta com um sistema eficiente de coleta e destinação de resíduos. Por isso, a colaboração da população é indispensável. “A gente pede à comunidade que nos ajude, que tenha consciência e faça o descarte correto. Muito do que encontramos aqui poderia estar ajudando famílias que vivem da reciclagem. Esse cuidado é essencial para a saúde do rio, da cidade e das pessoas”, finaliza Cocão.

A Sema também reforça que já está desenhando um projeto para fazer limpezas periódicas em todos os rios de Cascavel, que sofrem essa agressão ambiental devido à destinação incorreta de lixo.

O Município frisa também que conta com denúncias da comunidade para auxiliar a secretaria. Inclusive, flagrantes podem ser denunciados pelo 156 da Ouvidoria e 153 da Guarda Municipal.

Ecopontos de Cascavel
Atualmente, são processadas, em média, 300 toneladas de resíduos recicláveis por mês nos seis ecopontos da cidade: Santa Cruz, Quebec, Melissa, Brasília, Cascavel Velho e Rua Manaus. Em 2024, foram mais de 3,3 mil toneladas recicladas, o que corresponde a 11% do potencial de geração.

A Sema também distribui bolsas de ráfia à população para facilitar o armazenamento correto dos recicláveis. Somente entre janeiro e abril de 2025, foram entregues cerca de 2 mil unidades, entre entregas domiciliares e retiradas no Ecoponto Manaus.

Os dias de coleta podem ser consultados no site da Prefeitura ou pelo WhatsApp da Educação Ambiental: (45) 98818-7257.

VOLUMOSOS

Cada indivíduo é responsável pela destinação correta do próprio lixo, mas a Prefeitura oferece ferramentas para a população. Uma dela é a coleta gratuita de volumosos. Para agendar a coleta, é só ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383 ou enviar mensagem via WhatsApp (45) 99146-1501. É preciso informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos. Vale destacar que a orientação é só colocar os entulhos na frente de casa no dia agendado da coleta.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN