CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Campos Neto, sobre IOF: é um imposto que, no longo prazo, restringe o lucro de capital

“Vejo muito nesse governo a tendência de achar que inflação é um problema de oferta e crescimento é um problema de demanda. Na verdade, é exatamente...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mais acessadas agora

O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto criticou a condução da política fiscal adotada pelo governo federal nesta terça-feira, 10, e utilizou a alta decretada no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como exemplo. “É um imposto que, no longo prazo, restringe o lucro de capital”, disse durante evento da holding financeira B.Side, na capital paulista.

“Vejo muito nesse governo a tendência de achar que inflação é um problema de oferta e crescimento é um problema de demanda. Na verdade, é exatamente o contrário. Tem que gerar oferta para poder ter crescimento sustentável”, disse Campos Neto. “O IOF é um imposto que, a longo prazo, restringe o lucro de capital. Porque se vou investir num lugar e fico com incerteza, se na hora de sair eu vou ter que pagar uma taxa, não vou investir.”

Nesse sentido, o ex-presidente destacou os Emirados Árabes como um dos locais de maior atração de capital no mundo. Segundo ele, a política fiscal adotada no País é justamente o contrário da estabelecida pelo Brasil no atual governo.

“Temos que dar estabilidade para quem quer entrar, e de pode sair a hora que quiser”, continuou o ex-presidente do BC. “Penso que a reinvenção vem pelo lado privado (…) E volto a uma frase que eu sempre dizia no passado: ‘o problema é que a gente ficou muitos anos tentando achar soluções públicas para problemas privados, porque a gente precisa achar solução privada para o problema público’.”

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN