
PM é acionada após queimada na barranca de rio e apreende 400 kg de fios de cobre
Os homens queimavam os cabeamentos para retirada dos recicláveis, possivelmente furtados ...

Publicado em
Por Fábio Wronski
Mais acessadas agora

A Patrulha Rural da Polícia Militar de Toledo, no Paraná, prendeu na noite de segunda-feira (09), três indivíduos suspeitos de crimes ambientais na área rural do município. A ação ocorreu após denúncias de moradores da Linha Três Quedas sobre a presença de fumaça densa e odor forte, característico da queima de fios de cobre.
Por volta das 19h30, a guarnição deslocou-se até a propriedade indicada pelos moradores. Ao se aproximar, foram constatados sinais visíveis de fumaça escura e forte cheiro de queima de material plástico e metálico. A equipe realizou um deslocamento a pé por cerca de 100 metros, onde avistou uma caminhonete Ford/F250 de cor preta, estacionada próxima a um curso d’água.
No local, três indivíduos foram flagrados manuseando fios de cobre já queimados. Durante a averiguação, a polícia constatou a existência de focos ativos de incêndio em outros montes de fios de cobre, caracterizando a conduta típica prevista no art. 54, §2o, v e art. 41, ambos da lei no 9.605/1998 (lei de crimes ambientais).
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão aos três suspeitos. Um deles se identificou como condutor da caminhonete, enquanto os outros dois se identificaram como funcionários de uma empresa de reciclados, inclusive estavam trajando o uniforme da empresa. Questionados sobre a origem do cobre, os abordados não souberam explicar a procedência do material, tampouco informaram o destino da carga.
A carga de cobre, segundo relato dos envolvidos, totalizava aproximadamente 400 kg de fios já queimados. Foram apreendidos: a caminhonete Ford/F250 de cor preta; aproximadamente 400 kg de fios de cobre queimados sem a devida procedência; e um galão de combustível utilizado na prática da queima. Os três indivíduos foram presos em flagrante delito pelos crimes ambientais previstos na lei 9.605/98, sendo todos encaminhados à sede do 19o BPM para confecção do Boletim de Ocorrência e, na sequência, entregues à disposição da 20a Subdivisão Policial. Dois dos presos já possuem passagem anterior pelos mesmos crimes.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou