
Caminhos da Reportagem reexibe entrevista com Niède Guidon
Em celebração a Niède Guidon, que morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos de idade, o Caminhos da Reportagem reexibe o episódio Pré-história brasileira: um tempo......

Publicado em
Por CGN
Mais acessadas agora

Em celebração a Niède Guidon, que morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos de idade, o Caminhos da Reportagem reexibe o episódio Pré-história brasileira: um tempo a ser descoberto nesta segunda-feira (9), às 23h, na TV Brasil, sobre a contribuição da arqueóloga para o debate da origem do ser humano nas Américas.
Em entrevista exibida originalmente em 2016, a conclusão da pesquisadora é que a povoação do continente americano começou muito antes do que as teorias tradicionais apontam.
“Nós temos fogueiras encontradas na base rochosa do sítio da Pedra Furada [no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí] e ferramentas de pedra lascada de 120 mil anos, o que mostra que os homens já estavam aqui nessa época”, explicou.
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook
Referência na arqueologia
Paulista, Niède Guidon morou e trabalhou boa parte da vida no Piauí. As pesquisas que fez na Serra da Capivara permitiram o desenvolvimento de suas próprias teorias e a formação de uma legião de novos profissionais. Além disso, foi graças à estudiosa que o local virou Parque Nacional e patrimônio cultural da humanidade.
A pesquisadora brasileira morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos. O velório foi aberto ao público e o enterro foi restrito a familiares e amigos próximos. Como prova de que adotou o Piauí como lar, ela foi sepultada no quintal de sua casa, no município de São Raimundo Nonato.
Sobre o programa
Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Exibido às segundas-feiras, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada às terças-feiras, às 4h30.
Fonte: Agência Brasil
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou