CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Caminhos da Reportagem reexibe entrevista com Niède Guidon

Caminhos da Reportagem reexibe entrevista com Niède Guidon

Em celebração a Niède Guidon, que morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos de idade, o Caminhos da Reportagem reexibe o episódio Pré-história brasileira: um tempo......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Caminhos da Reportagem reexibe entrevista com Niède Guidon

Em celebração a Niède Guidon, que morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos de idade, o Caminhos da Reportagem reexibe o episódio Pré-história brasileira: um tempo a ser descoberto nesta segunda-feira (9), às 23h, na TV Brasil, sobre a contribuição da arqueóloga para o debate da origem do ser humano nas Américas.

Em entrevista exibida originalmente em 2016, a conclusão da pesquisadora é que a povoação do continente americano começou muito antes do que as teorias tradicionais apontam. 

“Nós temos fogueiras encontradas na base rochosa do sítio da Pedra Furada [no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí] e ferramentas de pedra lascada de 120 mil anos, o que mostra que os homens já estavam aqui nessa época”, explicou.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook 

Referência na arqueologia

Paulista, Niède Guidon morou e trabalhou boa parte da vida no Piauí. As pesquisas que fez na Serra da Capivara permitiram o desenvolvimento de suas próprias teorias e a formação de uma legião de novos profissionais. Além disso, foi graças à estudiosa que o local virou Parque Nacional e patrimônio cultural da humanidade.

A pesquisadora brasileira morreu na quarta-feira (4), aos 92 anos. O velório foi aberto ao público e o enterro foi restrito a familiares e amigos próximos. Como prova de que adotou o Piauí como lar, ela foi sepultada no quintal de sua casa, no município de São Raimundo Nonato.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Exibido às segundas-feiras, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada às terças-feiras, às 4h30. 

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN