CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Seis unidades de saúde terão aplicação de vacina contra gripe em horário noturno

Seis unidades de saúde terão aplicação de vacina contra gripe em horário noturno

As unidades vão atender com atendimento ampliado unicamente para esse serviço: das 19h às 22h, sempre nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, até o dia...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Seis unidades de saúde terão aplicação de vacina contra gripe em horário noturno

Atenção, Cascavel: o assunto é sério e trata-se da sua saúde. Em mais uma ação para incentivar a vacinação contra a gripe em Cascavel, a Secretaria de Saúde informa que a partir desta terça-feira (10), seis unidades de saúde terão atendimento noturno somente para aplicação de vacina da influenza e para atualização da carteirinha de imunizantes pendentes. 

As unidades vão atender com atendimento ampliado unicamente para esse serviço: das 19h às 22h, sempre nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, até o dia 20 de junho. Ao longo do dia, o atendimento segue normal. São elas: 

– Pacaembu;
– Sanga Funda;
– Cancelli;
– Tio Zaca;
– Cascavel Velho;
– Santa Felicidade. 

Vale destacar que a rede de saúde pública de Cascavel já conta com quatro unidades com atendimento noturno. Santa Cruz, Los Angeles, Neva e Nova Cidade atendem até 22h, com a rotina de vacinação já incorporadas nas atividades e assim seguirão. Dessa forma, os cascavelenses terão 10 unidades à noite à disposição para aplicação de vacina. 

As demais USFs e UBSs seguem com vacinação a partir das 8h e seguem até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. A recomendação é que o cidadão leve a carterinha de vacinação para manter o documento atualizado, mas se não tiver, isto não será impedimento. 

PREVENÇÃO 
A medida é mais uma alternativa para que a comunidade possa garantir a imunização, que segue com baixa procura em Cascavel e não chegou nem a 50% do público mais vulnerável e preocupa as autoridades de saúde em relação ao aumento de casos de pacientes com síndromes respiratórias nas UBSs, USFs, UPAs e hospitais públicos ou privados. Somente na rede de saúde pública, foram mais de 5 mil atendimentos em maio ante a 2024, grande parte por conta das síndromes respiratórias. 

A imunização é comprovadamente uma prevenção ao agravamento de doenças que podem levar à hospitalização. A Secretaria Estadual de Saúde, inclusive, já alertou que o Paraná está em situação de alerta. 

Segundo dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), das mais de 144 mil pessoas que formam o grupo prioritário para a vacina, apenas 77 mil buscaram a dose, o que corresponde a 41.43%, bem abaixo dos 90% estipulado pelo Ministério da Saúde.

Idosos, crianças e gestantes que são os mais vulneráveis, seguem com imunização baixíssima. Os idosos, que somam mais de 52 mil pessoas na cidade, tiveram uma cobertura de apenas 47,27%. Entre as crianças, o índice é ainda mais preocupante: 33,93%. E o dado mais crítico envolve as gestantes: somente 12,90% foram imunizadas.

Com a chegada do frio, cresce a preocupação com o aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, por isso, o apelo aos cascavelenses para que se imunizem.  Os reflexos da baixa cobertura já começam a ser percebidos na rede de saúde, que têm registrado aumento expressivo na procura por atendimentos relacionados às doenças respiratórias.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN