Mais de R$ 100 mi: Veja casa projetada por Niemeyer nos EUA
A casa foi restaurada com excelência pelos atuais proprietários, Michael e Gabrielle Boyd, que mantiveram a essência modernista de Niemeyer, enquanto incorporam elementos contemporâneos, despertando a...

Publicado em
Por Redação CGN
Mais acessadas agora
A única residência projetada por Oscar Niemeyer nos Estados Unidos está à venda por 19,9 milhões de dólares, o que equivale a aproximadamente R$ 113 milhões. Ainda que sua beleza tenha uma autenticidade ímpar, a casa carrega uma história um pouco conturbada desde que o conceituado arquiteto iniciou o projeto da casa, situada na cidade de Santa Mônica, que fica no estado da Califórnia, Estados Unidos.
A casa foi restaurada com excelência pelos atuais proprietários, Michael e Gabrielle Boyd, que mantiveram a essência modernista de Niemeyer, enquanto incorporam elementos contemporâneos, despertando a atenção dos colecionadores e amantes da arquitetura. Confira a seguir as curiosidades que giram em torno da Strick House, uma das poucas casas feitas pelo lendário arquiteto brasileiro à venda.
Oscar Niemeyer projetou Strick House mesmo sem poder pisar em solo americano
Embora a casa tenha sido projetada por Oscar Niemeyer, o arquiteto teve seu visto negado, sendo impedido de entrar nos Estados Unidos durante o período em que a casa estava sendo construída. O motivo seria porque ele teria ligações ao Partido Comunista Brasileiro na época da repressão política, quando o macartismo vigorava nos EUA, na década de 1960.
Por isto, Oscar Niemeyer terminou o projeto à distância, contando com o auxílio de arquitetos locais para que a obra fosse executada. Vale lembrar, que esta restrição lhe foi aplicada mesmo ele sendo já mundialmente conhecido, por ter desenhado a cidade de Brasília e a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
O projeto foi encomendado pelo o premiado cineasta, Joseph Strick, vencedor do Oscar em 1971 pelo melhor documentário de curta-metragem, “Interviews with My Lai Veterans” e sua esposa, a escritora Anne Strick. Com temática polêmica, o cineasta aborda neste documentário crimes de guerra cometidos pelos americanos durante a guerra do Vietnã.
Por mais que o casal tivesse o sonho de passar a vida ali, após o imóvel ser concluído, o casal “Strick” se separou, mas Anne seguiu morando na casa e até chegou a vendê-la posteriormente, permanecendo como locatária.
Ativistas e estudantes de arquitetura impedem demolição da Strick House nos anos 2000
A casa foi vendida em 2001 a uma incorporadora que quase demoliu a Strick House, contudo, a mobilização de ativistas e também de estudantes de arquitetura conseguiram impedir o fim da casa desenhada por Oscar Niemeyer. Vale lembrar que as obras do arquiteto brasileiro pelo mundo, são fonte de inspiração até hoje para a criação de planta base de vários tipos de empreendimentos pela sua funcionalidade e design.
Anos depois, em 2003, a casa foi vendida para um casal de restauradores e colecionadores de arquitetura modernista, Michael e Gabrielle Boyd, onde ela ganhou a atenção devida. Eles realizaram uma restauração cautelosa no imóvel, adquirido pela quantia de 3,5 milhões de dólares.
Na reforma, o casal conseguiu preservar a estrutura original do projeto do arquiteto brasileiro e renovou os acabamentos da casa. Além disso, a mobília e jardins, inspirados no paisagismo de Roberto Burle Marx, foram também renovados. O novo comprador da Strick House, Michael Boyd, descreveu a reforma como: “…mais uma restauração de obra de arte do que uma reforma”.
Dentro de um perímetro que alcança 2.400 m² de terreno, a casa tem 480 m² de área construída e possui 4 suítes com vista para a piscina e jardins com ar tropical, sala de estar cercada por vidros, além de ampla biblioteca com pé direito duplo. Os atuais proprietários da Strick House estimam ter um alto faturamento com a venda da casa, com o mercado de imóveis aquecido, o valor médio de imóveis na região subiu 15,7%, conforme aponta o jornal financeiro local.
Tombada pelo município e beneficiada pelo Mills Act, a propriedade recebe incentivos fiscais. Aos que possuem interesse na residência, a venda é realizada exclusivamente pela Christie”s Real Estate. Localizada em um dos endereços mais cobiçados dos Estados Unidos, sendo descrita pelo corretor de imóveis Aaron Kirman como “…uma cápsula do tempo e da cultura”.
A preservação da essência histórica na modernização da Strick House
Ainda que Oscar Niemeyer tenha tido uma vida longeva, vindo a falecer aos 104 anos, ele nunca teve a oportunidade de visitar a Strick House após a reforma. O casal Boyd investiu na modernização, mas respeitando profundamente o legado do arquiteto brasileiro.
Os carpetes foram trocados por pisos de madeira que valorizam a arquitetura modernista original. Além disso, a casa foi equipada com eletrodomésticos modernos, que garantem funcionalidade com conforto mas sem comprometer todo o charme histórico envolvido na propriedade.
Vale destacar que para reacender ainda mais a conexão com o projeto de Niemeyer, os Boyds incorporaram na restauração um conjunto de cadeiras que foi desenhada pelo próprio Oscar Niemeyer para o Partido Comunista Francês. O detalhe reforça ainda mais a identidade cultural e também política que atravessa a construção, que impressiona não somente pelo tamanho, mas sim pela distribuição inteligente dos espaços.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou