CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Teatro Contêiner recebe apoio de grupos teatrais em carta conjunta contra a ação de despejo

Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista, alega na ordem de despejo que o terreno será usado como um “hub de moradia social”. Os artistas, no entanto,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mais acessadas agora

O Teatro de Contêiner Mungunzá, que recebeu ordem de despejo da Prefeitura de São Paulo com prazo de 15 dias na última quarta-feira, 28, recebeu o apoio de mais de 40 teatros de São Paulo e 60 coletivos. Em uma carta assinada por todos, eles pedem que o espaço na Santa Ifigênia seja mantido.

Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista, alega na ordem de despejo que o terreno será usado como um “hub de moradia social”. Os artistas, no entanto, alegam que o local contribui para a cultura e para a formação social da população e que outros prédios da região que foram reivindicados com o mesmo argumento não tiveram esse destino.

No Instagram, o Teatro de Contêiner Mungunzá falou sobre a carta, mas não revelou seu conteúdo.

“Fechar o Teatro de Contêiner é inadmissível. O poder público deveria estimular os teatros, jamais despejar um espaço cultural vivo e pulsante. Teatros de São Paulo unidos em defesa do Teatro de Contêiner: são mais de 60 assinaturas de coletivos da cidade reunidas em apoio a nossa permanência”, diz a legenda.

A Companhia Mungunzá de Teatro é responsável pelo Teatro de Contêiner que ocupa o terreno na Rua dos Gusmões, no centro de São Paulo, desde 2016. Segundo o coletivo, o local estava em desuso.

Ao Estadão, Marcos Felipe, ator e produtor pela companhia, já havia afirmado: “O Teatro de Contêiner é referência no seu trabalho com a comunidade, um ponto turístico da cidade. É inadmissível que a gente destrua um equipamento de cultura para a construção de mais um prédio”.

Por que o Teatro do Contêiner vai ser despejado?

O Estadão obteve acesso à notificação judicial que ordena o despejo do teatro, sob a justificativa da construção de um conjunto habitacional no local.

Lê-se, no documento, a explicação da ordem: “A Prefeitura de São Paulo entende que a área onde está situada atualmente o Teatro de Contêiner é um ponto estratégico para que seja instrumentalizado um novo programa habitacional municipal.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN