CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Israel impede acesso de jornalistas a local retratado em doc vencedor do Oscar, diz diretor

“Depois que o exército destruiu uma aldeia e permitiu que os colonos a invadissem, eles agora estão bloqueando nossa excursão com dezenas de jornalistas internacionais dizendo...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mais acessadas agora

Diretores do documentário vencedor do Oscar Sem Chão foram impedidos pelo exército de Israel de acessar a região conhecida como Masafer Yatta, um conjunto de aldeias palestinas ao sul da Cisjordânia, retratada no filme. O jornalista israelense Yuval Abraham, um dos diretores, gravou o momento e publicou em seu perfil no X (antigo Twitter), na segunda, 2.

“Depois que o exército destruiu uma aldeia e permitiu que os colonos a invadissem, eles agora estão bloqueando nossa excursão com dezenas de jornalistas internacionais dizendo que eles não têm permissão para entrar em Masafer Yatta e visitar a casa de Basel Adra”, denuncia Abraham no post.

No vídeo, eles tentam dialogar com os militares, em inglês. O jornalista palestino Basel Adra, codiretor do longa, questiona: “Por que? Minha casa está lá no vilarejo, eu convidei essas pessoas para ir lá”, diz.

O soldado responde que ele poderia ir para sua casa, mas que a imprensa deveria voltar para os carros e deixar o local em 10 minutos. “Tenho muitos vídeos de colonos vindo nos atacar e vocês não fazem nada. Por que impedir, somente agora, jornalistas com suas câmeras e celulares?”, rebate Adra.

Segundo o soldado, a passagem não estava liberada, nem de carro nem a pé, para “manter a ordem” naquela área. Assista aqui.

“Soldados mascarados decidiram fechar Masafer Yatta e impedir que jornalistas internacionais chegassem à área. É isso que significa viver sob ocupação: um soldado mascarado decide quem e quando pode passar, quando destruir ou invadir nossas casas”, escreveu Adra em seu perfil no X, ao repostar o vídeo de Abraham.

Em março, o cineasta palestino Hamdan Ballal, também diretor de Sem Chão, foi agredido por colonos e preso por soldados israelenses em Masafer Yatta, onde mora. Ele afirma que a agressão foi uma retaliação pelo documentário. Sem Chão foi produzido por um coletivo palestino-israelense, dirigido por Ballal, Abraham, Basel e pela israelense Rachel Szor.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN