
Quinto dia útil de junho: veja até quando o salário deve ser pago
A determinação segue o que está previsto no artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece que o pagamento dos salários deve ocorrer...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

Os trabalhadores com carteira assinada devem ficar atentos: o salário referente ao mês de maio deve ser depositado até a próxima sexta-feira, 6 de junho, que corresponde ao quinto dia útil de junho.
A determinação segue o que está previsto no artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece que o pagamento dos salários deve ocorrer até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado. Nessa contagem, são considerados dias úteis de segunda a sábado, mesmo que não haja expediente no sábado.
Além da CLT, a norma também está respaldada na Constituição Federal de 1988 e na Instrução Normativa nº 02/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Apesar de o sábado ser considerado útil pela legislação, os bancos só operam de segunda a sexta-feira. Por isso, quando o quinto dia útil cai em um sábado, o recomendável é que as empresas antecipem o pagamento para a sexta-feira anterior.
Confira a sequência dos cinco primeiros dias úteis de junho:
- 2 de junho (segunda-feira) – 1º dia útil
- 3 de junho (terça-feira) – 2º dia útil
- 4 de junho (quarta-feira) – 3º dia útil
- 5 de junho (quinta-feira) – 4º dia útil
- 6 de junho (sexta-feira) – 5º dia útil (prazo final para pagamento)
Fique atento ao seu contracheque e, em caso de atraso, procure o setor de RH da sua empresa ou informe ao sindicato da sua categoria.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou