CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

A conhecida “polêmica” entre os compositores Wilson Baptista (1913-1968) e Noel Rosa (1910-1937) está de volta ao ar nas 11 emissoras da Rádio Nacional. A controvérsia......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

A conhecida “polêmica” entre os compositores Wilson Baptista (1913-1968) e Noel Rosa (1910-1937) está de volta ao ar nas 11 emissoras da Rádio Nacional. A controvérsia entre os dois sambistas que resultou em quatros canções de Noel e cinco de Wilson tem como origem “a disputa de uma namorada no Cabaré Apolo, na Lapa”, conta Rodrigo Alzuguir, biógrafo de Wilson Baptista.

O pesquisador é o entrevistado do programa de rádio Roda de Samba que vai ao ar neste domingo (1º) ao meio-dia. O programa é uma parceria entre a Agência Brasil e a Rádio Nacional. Além do trabalho acadêmico e literário, Alzuguir é produtor, ator, músico e cantor, e prepara atualmente a biografia do maestro Heitor Villa-Lobos.

De acordo com Alzuguir, a polêmica começa com Noel que escreveu o samba “Rapaz Folgado” respondendo verso a verso a canção “Lenço no Pescoço”, que o estudioso explica ser uma homenagem aos malandros antigos, os guaiamuns, que usavam lenço no pescoço da cor em referência a malta de capoeiragem a que pertenciam. Os guaiamuns existiram no século 19 e eram negros libertos ou fugitivos da escravidão, antes da abolição (1988).

Apesar do sucesso de sambas como “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”, a contenda entre os dois compositores (1934-1936) ficou mais conhecida com o passar do tempo. Em 1956, os cantores Roberto Paiva e Francisco Egydio gravam um álbum (LP) com todos os sambas da polêmica, à exceção de um: o “Deixa de ser convencida”, única parceira assinada por Wilson e Noel.

Sambista Wilson Baptista. Arquivo Nacional/Divulgação

Esse samba foi feito a partir da melodia de “Terra de Cego”, que Wilson havia escrito para provocar Noel. Em uma das noites da boemia carioca, os dois compositores se encontraram, e Noel pediu para Wilson cantar o samba original. “Noel tira, então, um papel do bolso e faz a letra do ’Deixa de ser convencida’, uma referência a tal namorada que haviam disputado no cabaré”, conta no programa de rádio Rodrigo Alzuguir.

O programa Roda de Samba vai ao ar sempre aos domingos, em rede, nas emissoras da Rádio Nacional e posteriormente é distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O Roda de Samba traz semanalmente entrevista com cantores, compositores, escritores, cineastas e intelectuais sobre o universo e o imaginário do samba.

Serviço

Quando: todo domingo ao meio-dia

Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz), Recife (FM 87,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz) e do Alto Solimões (FM 96,1 MHz).

Visite aqui a página do programa e escute todos episódios.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN