
Julgamento de assassino de ator de Chiquititas entra no último dia
Nesta etapa do júri, ocorrem os debates entre a acusação e a defesa, com possibilidade de réplica e tréplica. Após essa fase, os jurados se reúnem...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

Teve início na manhã desta sexta-feira (30), o segundo e último dia do julgamento de Paulo Cupertino, acusado de assassinar o ator Rafael Miguel, conhecido por sua atuação na novela Chiquititas, e os pais do jovem, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel.
Nesta etapa do júri, ocorrem os debates entre a acusação e a defesa, com possibilidade de réplica e tréplica. Após essa fase, os jurados se reúnem na chamada “sala secreta” para votar sobre a culpa ou inocência do réu. Caso haja condenação, a sentença será proferida pelo juiz Antônio Carlos Pontes de Souza.
O julgamento começou na quinta-feira (29), no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Durante a primeira sessão, Cupertino foi o primeiro a depor. Ele negou envolvimento no crime e alegou que não conhecia as vítimas antes do ocorrido.
As investigações, no entanto, indicam que o empresário cometeu os assassinatos por não aceitar o relacionamento da filha, Isabela Tibcherani, com o ator. Vanessa Tibcherani, ex-companheira de Cupertino e mãe de Isabela, também prestou depoimento. Ela relatou ter sofrido agressões durante os 22 anos de relacionamento com o réu e o descreveu como um homem violento, misógino e emocionalmente ausente.
Segundo Vanessa, o relacionamento chegou ao fim justamente por causa da postura autoritária de Cupertino em relação à filha e à rejeição ao namoro com Rafael Miguel.
O julgamento pelo Tribunal do Júri começou com o sorteio dos jurados. De uma lista de 25 pessoas, sete foram selecionadas para compor o Conselho de Sentença. Eles receberam as principais peças do processo para análise e participaram das oitivas das testemunhas.
Nesta sexta-feira, os debates serão conduzidos em três etapas. A acusação inicia com até duas horas e meia para apresentar seus argumentos, representada pelo promotor Thiago Alcocer Marin e pela assistente de acusação Maria Gorete Silva Carvalho. Em seguida, a defesa terá o mesmo tempo para expor sua tese.
Caso haja necessidade, poderão ser feitas réplica e tréplica, com mais duas horas para cada lado. Ao final, os jurados deliberam e o juiz é responsável por calcular a pena, em caso de condenação, e redigir a sentença.
O triplo homicídio ocorreu em 9 de junho de 2019, no bairro Pedreira, na zona sul da capital paulista. Segundo o Ministério Público de São Paulo, Paulo Cupertino matou Rafael Miguel, de 22 anos, e seus pais — João Alcisio, de 52, e Miriam Selma, de 50 — por não aceitar o namoro do ator com sua filha, Isabela, então com 18 anos.
As vítimas foram ao local para conversar com Cupertino sobre o relacionamento dos jovens. De acordo com a denúncia, o acusado disparou 13 vezes contra eles. Após o crime, fugiu para o Mato Grosso do Sul e, posteriormente, para o Paraguai. Ele permaneceu foragido até maio de 2022, quando foi localizado e preso em um hotel, na mesma região onde o crime foi cometido.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou