
Litoral ganha roteiro turístico, cultural e ecológico em comunidades tradicionais
O trajeto de 13 quilômetros é realizado por trilha em meio à Mata Atlântica e proporciona aos participantes um contato direto com os modos de vida,......

Publicado em
Por CGN

Paranaguá, no Litoral do Paraná, recebe neste domingo (1º) uma nova edição da Trilha Caiçara, uma experiência turística e de imersão em meio à natureza e na cultura caiçara, comunidades tradicionais do município e da região. O evento é promovido pela Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo (Barcopar) e conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo no Estado.
O trajeto de 13 quilômetros é realizado por trilha em meio à Mata Atlântica e proporciona aos participantes um contato direto com os modos de vida, os saberes e a hospitalidade dos moradores locais. O roteiro vai passar pelas comunidades de Ponta de Ubá e Piaçaguera, localidades acessíveis de barco, que ainda preservam tradições culturais de origem caiçara.
A programação tem início às 8h, com saída da Estação Náutica de Paranaguá até a comunidade de Ponta de Ubá, onde começa a caminhada. Ao longo do percurso, os participantes passam por trechos de floresta nativa, restingas e áreas de manguezal, conhecendo paisagens pouco exploradas do Litoral paranaense.
“O Litoral do Paraná é rico em muitos aspectos e a cultura certamente é um deles. Os municípios dessa região têm orgulho e trabalham para preservar e manter vivas as tradições caiçaras, que são exaltadas por meio desse roteiro”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
O pacote para o roteiro inclui transporte de barco, camiseta do evento, lanche e almoço típico – preparado pela comunidade de Piaçaguera. A atividade é voltada para amantes da natureza, pesquisadores, educadores e viajantes interessados no turismo sustentável e de base comunitária. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas direto com a organização do roteiro, pelo telefone (41) 99900-0908.
BASE COMUNITÁRIA – Por meio do Decreto nº 7.042, a Secretaria do Turismo (Setu-PR) tem como um dos princípios de sua atividade o mapeamento e a identificação de potenciais estaduais ligados ao turismo de base comunitária.
Nesse segmento, comunidades tradicionais e locais assumem um papel central em atividades turísticas que envolvem sua cultura e existência. Outro exemplo desse recorte é a Rota Caiçara, trajeto cicloturístico de 430 km que conecta sete cidades do Litoral, promovendo o bem-estar, a preservação ambiental e a cultura caiçara.
Caiçaras são pessoas que nasceram no Litoral e vivem de tradições manuais e da natureza, como a pesca, por exemplo.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou