CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Em 5 meses, Parceiro da Escola transforma estrutura e dia a dia dos colégios estaduais
Foto: Hugo Silveira/SEED-PR

Em 5 meses, Parceiro da Escola transforma estrutura e dia a dia dos colégios estaduais

Desde janeiro, a gestão administrativa da escola é realizada em parceria com o grupo educacional Apogeu, responsável por ações de melhoria e manutenção, compra de insumos......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Em 5 meses, Parceiro da Escola transforma estrutura e dia a dia dos colégios estaduais
Foto: Hugo Silveira/SEED-PR

“Hoje estou me sentindo realizada como diretora”. A frase é de Ana Cristina Stocco, que há 31 anos trabalha no Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ana Cristina viu a rotina de trabalho mudar muito em 2025, e para melhor, quando o colégio passou a integrar o programa Parceiro da Escola, iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Desde janeiro, a gestão administrativa da escola é realizada em parceria com o grupo educacional Apogeu, responsável por ações de melhoria e manutenção, compra de insumos e contratação de funcionários. A direção escolar, enquanto isso, dedica-se inteiramente ao trabalho pedagógico.

“Tenho uma rotina de trabalho que envolve visitas nas salas de aula, acompanhamento dos professores, verifico as frequências, recebo os pais, coisas que antes eu não conseguia fazer”, diz. “Agora, a direção tem um contato mais estreito com a comunidade e mais tempo para o acompanhamento pedagógico. São minúcias que parecem não ter importância, mas que têm um peso muito grande”.

Quem caminha pelos corredores da escola também percebe os benefícios. A pintura das paredes e a restauração do piso das salas de aula foram algumas das primeiras melhorias realizadas em 2025. A construção de um bicicletário, para garantir a organização e a segurança das bicicletas dos estudantes foi outra ação comemorada pela comunidade escolar – ao menos 40 alunos do colégio utilizam a bicicleta como meio de transporte diário para frequentar as aulas.

A gestão administrativa ainda viabilizou a aquisição de fornos de microondas, bebedouros e utensílios para a preparação da merenda. Além disso, toda a rede elétrica da cozinha foi trocada.

“Hoje, conseguimos fazer coisas que antes não conseguíamos. Investimentos que não conseguimos fazer nos anos passado e retrasado e que a parceira chegou e já fez, até porque nossa comunicação com eles tem sido muito boa. A parceira não se envolve na parte pedagógica, mas indiretamente, auxilia muito no trabalho e melhora muito o nosso dia a dia”, acrescenta.

INVESTIMENTOS E APROVAÇÃO – Desde o início de 2025, o programa Parceiro da Escola está presente em 82 das mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná. Nos primeiros cinco meses de atuação, as três empresas parceiras (além do Apogeu, Tom Educação e Impulso) já investiram cerca de R$ 6,7 milhões em reformas e reparos nos ambientes escolares – entre eles, revitalização de quadras esportivas e laboratórios, instalação de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado e manutenção de banheiros e salas de aula.

A eficiência da gestão, a autonomia pedagógica das escolas e a garantia da gratuidade da educação estão entre os fatores mais celebrados por professores, funcionários, estudantes e responsáveis.

“Os dados e relatos que recebemos mostram como as 82 escolas têm se beneficiado da parceria com as empresas gestoras. O objetivo do programa é exatamente tornar mais eficiente a gestão de ações de melhoria, manutenções diárias e contratação de funcionários – afazeres que, antes, eram responsabilidade apenas do diretor. Agora, sobra tempo para as direções escolares cuidarem daquilo que mais interessa: a parte pedagógica e a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

MAIS OPORTUNIDADES – Apesar de não interferir na autonomia pedagógica do colégio, as melhorias estruturais proporcionadas pelo Parceiro da Escola refletem positivamente no aprendizado dos estudantes. Mais do que novos equipamentos e salas reformadas, as parcerias têm facilitado a realização de excursões, aulas de campo e participação em competições esportivas por estudantes da rede pública.

No Colégio Estadual Costa Viana, o impacto foi percebido pelos alunos logo na primeira semana de aula. “Nós ficamos apreensivos sobre como ficaria o nosso colégio com essa nova parceria. Mas, no primeiro dia, já tinha professores novos, funcionários novos. Também tivemos mais oportunidades de fazer passeios, atividades de campo, então ficamos muito animados”, aponta Katarina Bueno, de 16 anos, que estuda no colégio há seis. “Está sendo bom para todo mundo. Para mim, essa está sendo a melhor época do Costa Viana”.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Formação de Docentes, a jovem também celebrou uma outra melhoria: a construção de uma brinquedoteca, que será usada durante os estágios dos futuros professores. Na nova sala, que está sendo equipada, alunos poderão aprender a planejar aulas e atividades lúdicas para crianças, um requisito para a certificação do curso técnico.

“Ficamos muito felizes, porque é um espaço onde vamos nos sentir mais à vontade. A coordenação liberou para podermos arrumar do nosso jeitinho, e estamos até com um projeto de trazer uma turminha de educação infantil quando a sala estiver pronta. Ali, vai ter muita ludicidade, e vamos poder exercer as nossas atividades do estágio muito melhor do que na sala da coordenação”, celebra.

O Colégio Estadual Costa Viana também oferta cursos técnicos em Administração e Gastronomia, bem como turmas regulares dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Ao todo, mais de 2 mil alunos estão matriculados na escola, que ocupa área superior a 9 mil metros quadrados na região central de São José dos Pinhais.

Além de ser uma das maiores instituições de ensino da Região Metropolitana de Curitiba, o colégio também está entre as mais tradicionais – fundado em 1947, soma quase 80 anos de história. Também por isso, estava entre as escolas estaduais com maior necessidade de melhorias estruturais.

“Antes, se você passava aqui na frente, era bem cinza o colégio. Agora, está novo, pintado com as cores do Costa Viana, que são o branco e o azul. Eles também estão reformando algumas salas de aula e a cozinha, estão dando uma cara nova pro colégio. Está ficando bonito”, afirma Eryk da Cunha, 16.

Aluno do 2º ano do Ensino Médio e atleta de jiu-jitsu, o jovem também destacou a importância e a qualidade da alimentação escolar. “Eu que sou atleta, sou meio chato com a comida, porque qualquer coisa quebra a dieta. Mas, eles estão servindo certinho a parte das proteínas, carboidratos, salada, frutas… é minha parte favorita”, brinca.

Conforme a direção escolar, a contratação de professores substitutos, a extinção das aulas vagas e a realização de atividades de campo também têm aumentado o engajamento dos estudantes. “No primeiro dia de aula, 100% dos professores estavam contratados e dentro de sala. Então, não tem mais aula vaga, e isso é uma motivação maravilhosa pros nossos alunos. Eles sabem que vêm para a escola e vão ter aula”, acrescenta Ana Cristina Stocco.

A restauração dos alambrados da quadra esportiva e a aquisição de novas impressoras também estão entre as melhorias já concluídas em 2025. Até o final do ano, a direção escolar projeta a realização de mais ações em parceria com a gestão administrativa – entre elas, a reforma completa do laboratório de química, a compra de computadores e a ampliação do refeitório.

“Ainda tem muita coisa a se fazer, porque a escola é gigantesca, muito antiga e a estrutura estava realmente defasada. Até por isso, foi uma das escolhidas para o programa. Mas, hoje, consigo ter a certeza de que, daqui a três ou quatro anos, a escola vai estar impecável”, projeta a diretora.

IMPACTO NO INTERIOR – No Interior, escolas estaduais também passam por melhorias decorrentes do Parceiro da Escola. Em Londrina, no Norte, o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes tem recebido investimentos em infraestrutura, como compra e instalação de novos ventiladores, por meio da parceria com o grupo educacional Tom Educação.

Além disso, o programa também trouxe novas oportunidades para os estudantes. O projeto “Rota do Saeb”, por exemplo, foi viabilizado pela parceria. A ação consiste em um incentivo ao atingimento de metas como frequência escolar e participação em avaliações de preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.

Os alunos participantes recebem um “passaporte”, que vai sendo atualizado conforme a realização das atividades e o cumprimento das metas. Ao final do ano, o estudante que tiver mais carimbos no documento será premiado com um notebook.

“É uma iniciativa que transforma o aprendizado do nosso estudante. A cada conquista, seja a nota de um simulado, a participação nos recursos educacionais digitais ou a frequência escolar, o aluno vai ganhando milhas. Foi um projeto pensado e planejado pela nossa pedagógica, mas só está sendo possível graças ao subsídio da nossa parceira”, frisa a diretora do colégio, Vanessa Moreira.

PARCEIRO DA ESCOLA – O programa Parceiro da Escola foi criado por lei estadual e a seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. A atuação das empresas parceiras ocorre em áreas como limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte administrativo. Países líderes em educação, como Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido e Espanha, adotam parcerias na administração escolar, modelo que agora começa a ser aplicado em escala maior no Paraná.

No total, 82 escolas de 34 municípios contam com o apoio da iniciativa privada para obras de manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos, gestão de funcionários terceirizados para limpeza e segurança.

As unidades do Parceiro da Escola estão localizadas em Andirá, Cambé, Campo Magro, Curitiba, Londrina, Matelândia, Nova Aurora, Palmeira, Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta
Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta
Inscrições para Encceja Exterior 2025 terminam nesta sexta-feira
Inscrições para Encceja Exterior 2025 terminam nesta sexta-feira
Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%
Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%
Campus Party termina com vivências de arte, inovação e tecnologia
Campus Party termina com vivências de arte, inovação e tecnologia
Fanfarra de colégio de Telêmaco Borba impulsiona frequência escolar e disciplina dos alunos
Fanfarra de colégio de Telêmaco Borba impulsiona frequência escolar e disciplina dos alunos
Natureza precisa ser aliada e não ameaça às crianças, diz especialista
Natureza precisa ser aliada e não ameaça às crianças, diz especialista
Projeto de mobilidade urbana de escola estadual é premiado pelo Ministério das Cidades
Projeto de mobilidade urbana de escola estadual é premiado pelo Ministério das Cidades
Governo do Paraná nomeia mais 988 professores do concurso público de 2023
Governo do Paraná nomeia mais 988 professores do concurso público de 2023
Alunos da rede estadual pilotam drones e mostram resultados das aulas de Robótica
Alunos da rede estadual pilotam drones e mostram resultados das aulas de Robótica
Governador destaca salto na educação do Paraná ao receber prêmio Político Humanizador
Governador destaca salto na educação do Paraná ao receber prêmio Político Humanizador
Governo regulamenta programa de educação em tempo integral na rede estadual
Governo regulamenta programa de educação em tempo integral na rede estadual
Nascidos em novembro e dezembro recebem hoje parcela do Pé-de-Meia
Nascidos em novembro e dezembro recebem hoje parcela do Pé-de-Meia
Educação e BC são preservados de cortes no Orçamento
Educação e BC são preservados de cortes no Orçamento
Fim das salas de madeira: modernização já beneficia 12 mil alunos de escolas do Paraná
Fim das salas de madeira: modernização já beneficia 12 mil alunos de escolas do Paraná
Governo oficializa Dobra de Padrão de 226 professores que atuam no Oeste do Estado
Governo oficializa Dobra de Padrão de 226 professores que atuam no Oeste do Estado
Restrição alimentar: nutricionistas acompanham alunos autistas na rede estadual
Restrição alimentar: nutricionistas acompanham alunos autistas na rede estadual
Governo entrega 3ª remessa de produtos não perecíveis e pinhão para escolas estaduais
Governo entrega 3ª remessa de produtos não perecíveis e pinhão para escolas estaduais
Governo apresenta projeto de lei para reajustar salário dos professores em até 11,31%
Governo apresenta projeto de lei para reajustar salário dos professores em até 11,31%
Educação reforça importância do Enem aos alunos; Paraná tem app exclusivo para preparação
Educação reforça importância do Enem aos alunos; Paraná tem app exclusivo para preparação
Da zona rural de Palmas para a Irlanda: Luiza Damaratti sonha mais alto após o intercâmbio
Da zona rural de Palmas para a Irlanda: Luiza Damaratti sonha mais alto após o intercâmbio
Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN