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Imagem referente a DER/PR homologa restauração de R$ 267 milhões de rodovias entre Pitanga e Nova Tebas
DCIM107GOPROG0071760.JPGFoto: DER-PR

DER/PR homologa restauração de R$ 267 milhões de rodovias entre Pitanga e Nova Tebas

A disputa foi vencida pelo Consórcio CLC/Comol, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda. e Comol – Construções e Consultoria Moreira Lima Ltda. Com a publicação......

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Por CGN

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Imagem referente a DER/PR homologa restauração de R$ 267 milhões de rodovias entre Pitanga e Nova Tebas
DCIM107GOPROG0071760.JPGFoto: DER-PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado do edital de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central. O investimento na obra será de R$ 267,8 milhões.

A disputa foi vencida pelo Consórcio CLC/Comol, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda. e Comol – Construções e Consultoria Moreira Lima Ltda. Com a publicação da homologação começam os trâmites internos para assinatura do contrato, que terá prazo de 810 dias (27 meses), incluindo elaboração do projeto executivo de engenharia e execução dos serviços da obra.

O trecho atendido tem 51,52 quilômetros de extensão, começando na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e seguindo até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir deste ponto, a obra contempla o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar em Pitanga.

Em todo o trecho será utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.

Também serão pavimentadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

Está prevista a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros serviços.

OBRAS NA REGIÃO CENTRAL – Recentemente também avançaram os projetos de duplicação da PRC-466, entre Guarapuava e Pitanga. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço das obras no trecho entre o distrito de Palmeirinha e Turvo e lançou a pedra fundamental da última etapa, entre Turvo e Pitanga. A duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha já está em andamento. Ao todo, o investimento na rodovia chega perto de R$ 1 bilhão.

Fonte: AEN

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