CGN - Últimas notícias de Cascavel, Paraná e Brasil
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Stock Car volta a Cascavel com nova geração de carros na pista mais veloz do calendário

Publicado em

Nova era da categoria acelera no Autódromo Zilmar Beux; SUV mais rápido da história encara a desafiadora Curva do Bacião....
Imagem referente a Stock Car volta a Cascavel com nova geração de carros na pista mais veloz do calendário
Rafael Gagliano/BRB Stock Car

Por Diego Cavalcante

Atualizado em

A temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series entra em sua segunda etapa neste fim de semana (23 a 25 de maio) e promete fortes emoções em Cascavel, no oeste do Paraná. O palco da vez é o tradicional Autódromo Internacional Zilmar Beux, conhecido por abrigar o traçado mais veloz do campeonato — o cenário perfeito para receber os novos SUVs, considerados os carros mais rápidos da história da categoria.

Após estrearem em Interlagos no início do mês com tempos até 2 segundos mais rápidos que os antigos modelos sedan, os novos veículos chegam agora a um circuito que exige precisão, coragem e técnica. Entre os maiores desafios da pista cascavelense está a lendária Curva do Bacião, trecho de alta velocidade com raio longo e desnível acentuado — uma curva comparada por muitos à mítica Eau Rouge de Spa-Francorchamps, da Fórmula 1.

Marcas e destaques

Com 30 pilotos confirmados para a etapa, a única ausência será Helio Castroneves, que disputa as 500 Milhas de Indianápolis em busca de sua quinta vitória. Já na Stock Car, as marcas Chevrolet, Toyota e Mitsubishi colocam na pista os novos SUVs Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente.

A Mitsubishi, que retornou à categoria nesta temporada após uma ausência desde 2008, terá um fim de semana simbólico em Cascavel: disputa no sábado sua corrida de número 50 na principal categoria do automobilismo nacional. E começou bem a nova fase, com pole, vitória e dobradinha de Fraga e Gaetano Di Mauro, além de um pódio completado por Guilherme Salas, com o Tracker da Cavaleiro Valda.

Corridas, previsão e atrações

Para dar mais tempo de pista às equipes e adaptar os pilotos aos novos carros, as atividades em Cascavel começaram já na quinta-feira com treinos extras. A programação oficial iniciou na sexta (23) e segue até domingo com corridas emocionantes.

A previsão do tempo aponta céu nublado e chance de 30% de chuva para sábado e domingo, com temperaturas máximas entre 23ºC e 24ºC — o que pode adicionar um tempero extra às provas.

Além da Stock Car, o fim de semana em Cascavel contará com a Turismo Nacional, categoria que nasceu justamente na cidade em 2017. A principal atração será a primeira corrida Endurance da TN em 2025, com três horas de duração e pilotos de destaque do cenário nacional e internacional. No domingo, o público confere ainda duas provas sprint da TN pela manhã.

Transmissão

A BRB Stock Car Pro Series terá transmissão ao vivo durante toda a temporada pelos canais Band (TV aberta), SporTV e BandSports (TV por assinatura), além do canal oficial da categoria no YouTube.


Programação completa – Etapa Cascavel

Quinta-feira (22/05):
11h00 – TN – Treino Extra 1
12h25 – Stock Car – Treino Extra 1
14h00 – TN – Treino Extra 2
15h25 – Stock Car – Treino Extra 2
17h00 – TN – Treino Extra 2

Sexta-feira (23/05):
09h00 – TN – Treino Livre 1
09h40 – Stock Car – Shakedown
11h40 – TN – Treino Livre 2
12h20 – Stock Car – Treino Livre 1
14h00 – TN – Treino Livre 3
15h00 – Stock Car – Treino Livre 2
16h15 – TN – Classificação Endurance

Sábado (24/05):
08h30 – Stock Car – Classificação
10h00 – TN – Corrida Endurance (3h + 1 volta)
13h15 – Visitação aos boxes
15h10 – Stock Car – Corrida Sprint (30 min + 1 volta)
16h10 – TN – Classificação Sprint

Domingo (25/05):
10h15 – TN – Corrida 1 – Sprint (18 min + 1 volta)
10h45 – TN – Corrida 2 – Sprint (18 min + 1 volta)
12h00 – Visitação aos boxes
14h10 – Stock Car – Corrida Principal (50 min + 1 volta)


Classificação do campeonato – Pilotos

1º Felipe Fraga – 15 pts
2º Gaetano Di Mauro – 14
3º Guilherme Salas – 13
4º Felipe Baptista – 12
5º Lucas Foresti – 11
6º Ricardo Maurício – 10
7º Denis Navarro – 9
8º Bruno Baptista – 8
9º Rafael Suzuki – 7
10º Rubens Barrichello – 6
11º Cesar Ramos – 5
12º Ricardo Zonta – 4
13º João Paulo de Oliveira – 3
14º Lucas Kohl – 2
15º Helio Castroneves – 1

Classificação do campeonato – Equipes

1º Eurofarma RC – 29 pts
2º Cavaleiro Valda – 23
3º Full Time Cavaleiro – 15
4º CAR Racing KTF – 12
5º RCM Motorsport – 12
6º A.Mattheis Vogel – 11
7º TMG Racing – 7
8º Ipiranga Racing – 5
9º Full Time Gazoo Racing – 3
10º Scuderia Chiarelli – 2
11º RTR Sport Team – 1


Calendário BRB Stock Car Pro Series – Temporada 2025

1ª etapa: 4 de maio – Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio – Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho – Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho – Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho – Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto – Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro – Cascavel (PR)*
8ª etapa: 5 de outubro – Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro – Rio Grande do Sul*
10ª etapa: 16 de novembro – Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro – Brasília (DF)*
12ª etapa: 14 de dezembro – Interlagos (SP)

Datas e locais sujeitos a alterações.

Com informações da Assessoria

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas