CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pint of Science 2025: divulgação científica em bares de 169 cidades

Pint of Science 2025: divulgação científica em bares de 169 cidades

O maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, completa dez anos no Brasil e, neste ano, ocorre em 169 cidades do país.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Pint of Science 2025: divulgação científica em bares de 169 cidades

O maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, completa dez anos no Brasil e, neste ano, ocorre em 169 cidades do país. Trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o evento objetiva levar cientistas a interagirem diretamente com pessoas em ambientes descontraídos como bares, restaurantes, cafés e praças públicas. O evento vai até esta quarta-feira (21). Uma rede de colaboração nacional, com mais de 2 mil voluntários, está mobilizada para trazer ao palco a pesquisa científica que nasce e cresce em cada região brasileira.

Segundo os organizadores, o cenário atual na ciência mundial é bastante diferente de dez anos atrás, mas os desafios persistem. 

“Estamos passando por um momento de muitas transformações no mundo. Além das acentuadas mudanças no clima, na temperatura e na vida no planeta, está se alterando também a forma como compreendemos o que é política, qual a ordem global do mundo, e temos nos questionado mais e mais sobre como funciona a ciência, a educação e as nossas universidades”, disse o coordenador nacional do Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Tempo de Mudanças é o tema escolhido para o festival deste ano em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que apoia o evento em 2025. Segundo Bessa, a comunidade científica tem sentido o impacto atual das mudanças climáticas. Para o coordenador, antes, mudanças climáticas, era um assunto que remetia apenas a um futuro longínquo.

“Por muito tempo predominou aquele discurso de que a gente precisava fazer alguma coisa a respeito das mudanças climáticas porque senão, no futuro, não teríamos os ursos polares e afetaríamos a vida dos nossos bisnetos. Mas ninguém fez nada a respeito, talvez porque o futuro não fosse uma preocupação. O problema é que, agora, a gente está sentindo na pele o que imaginávamos que aconteceria com os ursos polares e com os nossos bisnetos”, afirmou.

O público das 169 cidades onde está sendo realizado o Pint of Science Brasil também poderá compreender como funciona o processo de criação de novos conhecimentos científicos. A proposta dos bate-papos com os cientistas é explicar, de um jeito descomplicado e atraente, como surgem as evidências científicas, para que as pessoas possam diferenciá-las das opiniões.

Rio de Janeiro

No Rio, as atividades ocorrem em cinco bairros da cidade: Barra da Tijuca, Botafogo, Gávea, Méier e Tijuca. O festival tem entrada gratuita e começa sempre às 19h30. Nesta edição carioca, o Pint of Science Rio 2025 contará com mais de 40 pesquisadores e pesquisadoras abordando temas como psicodélicos e saúde mental, inteligência artificial, cannabis medicinal, mudanças climáticas, carnaval, astrobiologia, comportamento humano, finanças pessoais entre outros.

“O nosso objetivo é mostrar que a ciência está presente no cotidiano, é feita por pessoas reais e pode – e deve – ser discutida em espaços informais”, explica Isalira Peroba Ramos, coordenadora do festival no Rio e diretora de extensão do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN