CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Atrações do frio: arraiás, festas da tainha e do feijão e tradições regionais movimentam o turismo
Dias 30 de junho a 10 de julho - Festival Folclórico - CuritibaFoto: Divulgação

Atrações do frio: arraiás, festas da tainha e do feijão e tradições regionais movimentam o turismo

Pensando nisso, o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado, separou uma série de eventos, festivais e programações que vão aquecer os turistas. Muito......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Atrações do frio: arraiás, festas da tainha e do feijão e tradições regionais movimentam o turismo
Dias 30 de junho a 10 de julho - Festival Folclórico - CuritibaFoto: Divulgação

O frio chega ao Paraná com alguns municípios já registrando temperaturas próximas de 0º. O clima é um convite aos turistas amantes das temperaturas mais baixas, que podem aproveitar inúmeras atrações ligadas à cultura e tradições paranaenses desta época.

Pensando nisso, o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado, separou uma série de eventos, festivais e programações que vão aquecer os turistas. Muito fazem parte no calendário institucional da Secretaria do Turismo (Setu-PR), que divulga gratuitamente eventos ligados a diversas recortes do setor.

A ação faz parte da campanha de inverno lançada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Viaje Paraná. O objetivo é chamar a atenção para os diversos produtos e atrativos do Paraná, como pousadas confortáveis, acolhedoras e charmosas, vinícolas premiadas, cervejarias, opções de descanso em meio à natureza.

ARRAIÁS E FESTAS JUNINAS – Foz do Iguaçu tem a sua tradicional sua Festa Maína. O evento acontece desde de 2007 e já é típica do município, com suas semelhanças às tradicionais festas juninas e julinas, porém, realizada em maio. A programação é organizada pela Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, entre os dias 23 e 25 de maio. Haverá shows, quadrilha, danças típicas, sinhazinha, pescaria e uma grande praça de alimentação com comidas típicas. O artesanato também estará presente, com artistas que prestigiam o evento e expõem e vendem seus produtos.

Curitiba recebera a festa de São João, no Parque Barigui. O evento, que segundo a organização será a maior festa junina da história da Capital, acontece entre os dias 19 a 22 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A programação vai contar com gastronomia, atrações nacionais, cultura local e diversão a um público estimado em 30 mil pessoas. Os ingressos já estão à venda.

Em Cascavel, no Oeste, acontecem duas festas juninas organizadas pelas comunidades religiosas locais. Entre os dias 13 e 15 de junho, turistas e moradores locais podem curtir a programação da Paróquia Santo Antônio, com música, barraquinhas e churrasco. Além dela, acontece a 47ª Festa de São João Batista, entre os dias 20 e 22 de junho, na Paróquia São João Batista.

No Sudoeste do Paraná, o município de São João realiza mais uma edição de sua festa junina. A atração é a maior Fogueira de São João do Brasil, segundo os organizadores. Com entrada franca, o evento acontece entre os dias 19 a 21 de junho. São atrações shows musicais, apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e a tradicional fogueira gigante, que já é marca registrada do município.

Em Goioerê (Oeste) o Arraiá das Candeias movimenta o fim de semana de 24 e 25 de maio. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o município se torna palco de uma festa animada, com atrações musicais, apresentações culturais e gastronomia. Campo Mourão, no Noroeste, promove a 14ª edição do Louvor Junino, no dia 14 de junho.

Ibiporã, no Norte, celebra a sua 47ª Festa Junina municipal entre os dias 7 a 15 de junho. No Litoral, Pontal do Paraná promove mais uma edição do seu Arraiá Caiçara, de 26 a 29 de junho, novamente com o Centro de Eventos do Balneário Marissol como palco, reunindo música, dança, culinária e atividades culturais envolvendo escolas, projetos sociais e a comunidade local.

GASTRONOMIA E FESTIVAIS – Em Curitiba, nos dias 29 e 30 de maio, a atração é o Prêmio Queijo do Paraná, que acontece no Museu Oscar Niemeyer (MON), com apoio do Governo do Estado. A edição deste ano, a segunda do evento, teve recorde de 515 queijos inscritos de 107 produtores e laticínios de 76 municípios, superando os 290 participantes da primeira edição. Com 21 categorias, que contemplam queijos elaborados a partir de leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala, além de criações especiais, o prêmio é uma vitrine para a diversidade e a excelência da produção queijeira paranaense.

De 11 a 13 de julho, acontece a Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, município do Sudoeste do Paraná. Na região Noroeste, Campo Mourão conta com a 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, entre 10 e 13 de julho.

Organizado pela Paróquia São José de Santa Felicidade, a Festa do Frango, Polenta e Vinho nos dias 4, 5 e 6 de julho, reúne o melhor da gastronomia do bairro italiano e turístico de Curitiba. Ainda na Capital acontece a 13ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba entre os dias 26 e 29 de junho, um convite ao aconchego do inverno paranaense. Assim como muitos outros eventos da época, o festival terá música, gastronomia e atividades culturais.

Em Prudentópolis, nos Campos Gerais, chama atenção dos visitantes a 14ª edição da Festa Nacional do Feijão Preto, que acontece no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras nos dias 15 a 17 de agosto, ofertando aos visitantes a “maior feijoada do Brasil” – segundo a organização.

Os meses de maio a julho têm um significado especial para as populações caiçaras do Litoral, porque é nesta época que surgem nas águas paranaenses os cardumes de tainha, em grande abundância – por isso, a captura artesanal da espécie é autorizada neste período. A abundância do peixe acabou resultando em diversas festas gastronômicas. Municípios como Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, além da Ilha do Mel, realizam programações anualmente nesta época.

Além da tainha, a Cambira é um prato típico de Pontal do Paraná, à base de filé de peixe salgado e defumado que, uma vez seco, vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas). Um dos eventos tradicionais da temporada de frio no Paraná é justamente o Festival da Gastronomia Caiçara, que neste ano está previsto para ser realizado de 30 de junho a 30 de julho.

BEBIDAS QUENTES – No ramo das bebidas quentes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) realiza o Circuito Gastronômico dos Cafés Especiais durante todos os dias do mês de agosto em Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Em Lobato, no Vale do Ivaí, é promovido do dia 1º ao 3 de agosto, a Festa da Leitoa no Tacho.

TRADIÇÕES E RAÍZES – Curitiba tem mais uma edição da Feira de Malhas, Fios e Couros, entre os dias 30 de maio e 8 de junho, uma boa opção para comprar roupas para a estação mais fria do ano, na capital mais fria do País.

Já o Festival Folclórico de Curitiba, de 30 de junho a 10 de julho, no Teatro Guaíra, realça as tradições culturais paranaenses. Já no Norte Pioneiro, Ribeirão Claro, às margens da Represa de Chavantes e do Angra Doce, realiza a FesCafé, que celebra a cafeicultura do município, entre os dias 4 e 7 de julho.

De 18 a 24 de agosto, Prudentópolis apresenta as raízes de seu povo com a XIV Semana da Comunidade Ucraniana, no Centro Paroquial São Josafat. Prudentópolis possui a maior concentração de ucranianos no Brasil e a preservação da cultura e sua transmissão para as novas gerações é um dos pilares da população.

Prevista para os dias 4 a 14 de setembro, a 32ª Feira da Louça de Campo Largo é uma opção de evento na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que resgata a memória cultural da produção de louças e cerâmicas do município. A expectativa da organização para este ano é superar a última edição, que contou com mais de 160 mil visitantes.

Para celebrar as culturas orientais no Paraná, o Norte do Estado recebe a 21ª edição da Londrina Matsuri, de 5 a 7 de setembro, que conta com apresentações culturais, matsuri dance e oficinas da cultura japonesa. O evento celebra a chegada da primavera e os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.

De 4 a 7 de setembro, também no Norte Pioneiro, acontece a FrutFest de Carlópolis, que valoriza a produção de frutas do município, como a goiaba local, reconhecida como um dos 16 produtos do Paraná com Selo de Indicação Geográfica. Enquanto Ponta Grossa promove a 13ª Expo&Flor, tradicional exposição de flores de Holambra, de 6 a 15 de setembro no Parque Ambiental.  

CULTURA E MÚSICA – Curitiba também é famosa por suas feiras gastronômicas, culturais e de artesanato. Algumas acontecem somente no inverno e outras ao longo de todo o ano, mas com um charme adicional na estação mais fria. As chamadas “feirinhas” são bons locais para encontrar outros turistas, experimentar pratos típicos e viver a vida curitibana – que não para, mesmo com baixas temperaturas.

As principais delas são a Feirinha de Inverno da Praça Osório, a Feirinha da Santos Andrade, a Feira do Largo da Ordem e a Feira Gastronômica do Batel.

Ainda na Capital, duas boas opções para os amantes da cultura marcam presença nas estações frias. O Festival Olhar de Cinema, que acontece entre 11 e 19 de junho e é considerado um dos mais importantes dedicados à sétima arte no Brasil, reunindo produções independentes de todo o mundo. Enquanto o Festival Internacional de Hip Hop ocupa o Teatro Positivo, entre 4 e 6 de julho, com performances e apresentações.

CONTEMPLAÇÃO E NATUREZA – Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai realizar a 3ª edição do Festival de Balonismo, entre 25 e 27 de julho. O município vai promover um espetáculo de cores no céu, onde o público poderá acompanhar uma série de voos competitivos, Night Glow, praça de alimentação e artesanato.

Já de 14 a 28 de agosto, acontece o Mata Atlântica EcoFestival, em diversas partes do Litoral paranaense, Curitiba e Região Metropolitana. A programação impulsiona os segmentos de turismo de aventura, música, arte, cinema, com atividades diversas na região do Bioma Mata Atlântica no Paraná.

Confira o calendário de eventos para aproveitar as estações frias do Paraná neste ano:

23 a 25 de maio – Festa Maína – Foz do Iguaçu

24 e 25 de maio – Arraiá das Candeias – Goioerê

30 de maio a 8 de junho – Feira de Malhas, Fios e Couros – Curitiba

7 a 15 de junho – Festa Junina – Ibiporã

14 de junho – Louvor Junino – Campo Mourão

13 a 15 de junho – Festa Junina da Paróquia Santo Antonio – Cascavel

19 a 21 de junho – Festa de São João – São João

19 a 22 de junho – Festa Junina – Curitiba

20 a 22 de junho – Festa Junina da Paróquia São João Batista – Cascavel

26 a 29 de junho – Arraiá Caiçara – Pontal do Paraná

26 a 29 de junho – Festival de Inverno do Centro Histórico – Curitiba

30 de junho a 10 de julho – Festival Folclórico – Curitiba

30 de junho a 30 de julho – Festival da Gastronomia Caiçara – Pontal do Paraná

4 a 6 de julho – Festival Internacional de Hip Hop – Curitiba

4 a 6 de julho – Festa do Frango Polenta e Vinho – Curitiba

4 a 7 de julho – FesCafé – Ribeirão Claro

11 a 19 de julho – Festival Olhar de Cinema – Curitiba

11 a 13 de julho – Festa do Vinho e do Queijo – Salgado Filho

10 a 13 de julho – 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco – Campo Mourão

25 a 27 de julho – 3ª edição do Festival de Balonismo – Ponta  Grossa

1 a 3 de agosto – Festa da Leitoa no Tacho – Lobato

1 a 31 de agosto – Circuito Gastronômico dos Cafés Especiais – Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa

4 a 28 de agosto – Mata Atlântica EcoFestival – Litoral, Curitiba e RMC

15 a 17 de agosto – 14ª Festa Nacional do Feijão Preto – Prudentópolis

18 a 24 de agosto – XIV Semana da Comunidade Ucraniana – Prudentópolis

4 a 7 de setembro – FrutFest – Carlópolis

5 a 7 de setembro – Londrina Matsuri – Londrina

4 a 14 de setembro – 32ª Feira da Louça – Campo Largo

6 a 15 de setembro – 13ª Expo&Flor – Ponta Grossa

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Startups buscam novas oportunidades e tecnologias na Campus Party
Startups buscam novas oportunidades e tecnologias na Campus Party
Estado apresenta atrativos turísticos de todo o Paraná no São João de Curitiba
Estado apresenta atrativos turísticos de todo o Paraná no São João de Curitiba
Paraná lança portfólio com 249 produtos qualificados para o mercado do turismo
Paraná lança portfólio com 249 produtos qualificados para o mercado do turismo
Feriado de Corpus Christi promete grande circulação nos atrativos turísticos paranaenses
Feriado de Corpus Christi promete grande circulação nos atrativos turísticos paranaenses
Com apoio do Estado, Expo Japão une tradição, história e cultura em Londrina
Com apoio do Estado, Expo Japão une tradição, história e cultura em Londrina
Joia do Paraná: Pontal do Sul aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional
Joia do Paraná: Pontal do Sul aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional
Estado promove atrativos, produtos e serviços do turismo religioso na ExpoCatólica 2025
Estado promove atrativos, produtos e serviços do turismo religioso na ExpoCatólica 2025
Festival de Inverno de Curitiba e outras atrações movimentam o turismo do Paraná
Festival de Inverno de Curitiba e outras atrações movimentam o turismo do Paraná
Alta de 26,2%: Paraná já recebeu 584 mil turistas estrangeiros em 2025
Alta de 26,2%: Paraná já recebeu 584 mil turistas estrangeiros em 2025
Novo decreto cria certificado para habilitar atrativos turísticos para receber recursos estaduais
Novo decreto cria certificado para habilitar atrativos turísticos para receber recursos estaduais
Certificado vai habilitar atrativos turísticos para receber recursos estaduais
Certificado vai habilitar atrativos turísticos para receber recursos estaduais
Paraná leva empresas para a maior feira de turismo de negócios da América Latina
Paraná leva empresas para a maior feira de turismo de negócios da América Latina
Estado promove reuniões técnicas para elaboração do plano dos Caminhos de Peabiru
Estado promove reuniões técnicas para elaboração do plano dos Caminhos de Peabiru
Estado faz reuniões para elaboração do plano de trabalho dos Caminhos de Peabiru
Estado faz reuniões para elaboração do plano de trabalho dos Caminhos de Peabiru
Expositores de todas as regiões do Paraná apresentam roteiros e projetos no FIT Cataratas
Expositores de todas as regiões do Paraná apresentam roteiros e projetos no FIT Cataratas
Turismo sobe 6% e bate recorde no país no primeiro trimestre
Turismo sobe 6% e bate recorde no país no primeiro trimestre
20º Festival de Turismo Cataratas deve receber 10,2 mil visitantes e empresários
20º Festival de Turismo Cataratas deve receber 10,2 mil visitantes e empresários
Real, Dólar e Euro: Paraná é comercializado em plataformas mundiais de turismo
Real, Dólar e Euro: Paraná é comercializado em plataformas mundiais de turismo
Governo e empresários se unem para fortalecer turismo de inverno no Paraná
Governo e empresários se unem para fortalecer turismo de inverno no Paraná
Litoral ganha roteiro turístico, cultural e ecológico em comunidades tradicionais
Litoral ganha roteiro turístico, cultural e ecológico em comunidades tradicionais
Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN