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Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivoFoto: DER

Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivo

Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para......

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Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivoFoto: DER

A duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central, um investimento de R$ 514.230.020,00, avança nas etapas de elaboração de projeto executivo de engenharia e programas ambientais. A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e contempla um trecho de 45,5 quilômetros.

Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto executivo. Após ele ser aprovado, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 660 dias (22 meses) para execução.

Nesta etapa inicial também iniciam as atividades dos programas ambientais, que incluem monitoramento de qualidade de água, controle de supressão vegetal e resgate de flora, compensação por supressão de vegetação, e o afugentamento, resgate e salvamento da flora, entre outros, executados ao longo de toda a obra.

O consórcio executor também trabalha na implantação do canteiro de obras e mobilização de pessoal e equipamentos, devendo executar em breve os serviços iniciais de terraplenagem da nova pista e implantação do sistema de drenagem de águas.

OBRA – Está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego, em pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos.

A pista existente vai receber melhorias no pavimento asfáltico, que será aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto, técnica de restauração rodoviária conhecida como whitetopping. Também serão utilizadas placas de 22 centímetros de espessura.

Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro será no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois novos viadutos de Pitanga.

Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes. Uma delas sobre o Rio Carazinho, no trecho entre a PR-456 e a PR-820 (acesso para Boa Ventura de São Roque). A segunda ficará sobre o Rio Bonito, próximo ao entroncamento com a PR-820.

O projeto contempla nove retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.

Fonte: AEN

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