CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Marina Silva diz que propostas democratizam política ambiental

Marina Silva diz que propostas democratizam política ambiental

Segundo a ministra, as questões apresentadas durante a conferência servirão de sinalização para o Ministério do Meio Ambiente, para o governo federal, bem como para os......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Marina Silva diz que propostas democratizam política ambiental

Segundo a ministra, as questões apresentadas durante a conferência servirão de sinalização para o Ministério do Meio Ambiente, para o governo federal, bem como para os governos estaduais, municipais e para as empresas. “E o que não foi priorizado não vai ser encostado”, garantiu a ministra.

“Vamos ter de fazer o manejo sustentável dessa riqueza de propostas que vieram”, completou.

Durante o discurso de encerramento do evento, ela lembrou que, durante o processo que culminou na conferência, foram apresentadas mais de 2 mil propostas que, depois, chegaram a cerca de 500 e, então, 100 para, ao final, se chegar a um total de 10 propostas. “Sempre de forma democrática”, ressaltou a ministra.

Economia de recursos

“Imagina quanto a gente teria que pagar se fôssemos fazer uma consultoria para sair com 2 mil propostas. Agora imagina que, além das propostas, tem ainda a pessoa que implementa a proposta na comunidade ou território, com um vocalizador que é articulador. É isso que a democracia faz”, acrescentou.

“Isso, não apenas na sua dimensão ambiental, mas na sua dimensão política, cultural, econômica e social”, acrescentou.

Margareth Menezes

Também presente na cerimônia de encerramento da conferência, a ministra da Cultura, Margareth Menezes disse que a melhora na posição do Brasil no ranking de desenvolvimento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o país, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida de seus cidadãos, o faz de forma conjunta às iniciativas que vem desenvolvendo visando a proteção do meio ambiente.

“Recebemos a notícia que o Brasil subiu cinco pontos no ranking de desenvolvimento humano da ONU. Isso não é meramente o número. Representa avanço significativo no que diz respeito à qualidade de vida de cada cidadão brasileiro e sobre e também sobre a recuperação do país”, disse a ministra.

“Mas isso passa também pelas ações de preservação do meio ambiente, que vêm crescendo nessa luta travada por todos nós”. “Estamos aqui para celebrar conquistas e também para reafirmar o compromisso do governo Lula e o compromisso de todos nós que acreditamos no mundo melhor. Principalmente por meio da conscientização de que precisamos preservar o nosso meio ambiente”, acrescentou.

Para a ministra, o verdadeiro desenvolvimento humano se traduz na educação e na cultura, “mas também na preservação das suas fontes de riquezas do meio ambiente, que são fundamentais para a preservação da vida e o fortalecimento da identidade do nosso povo”, complementou.

“Todos são e vivem a natureza”

 

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no encerramento da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente  Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Margareth Menezes disse desejar que a humanidade se restaure no entendimento, no sentimento e na compreensão de que, ao mesmo tempo, todos são e vivem a natureza. 

“Precisamos da natureza e, nesse momento, a natureza precisa de nós. Cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa vida. É cuidar da vida humana”, disse. “Portanto, precisamos nos mobilizar para reverter o quadro de destruição das nossas reservas naturais não é só para o planeta, porque o planeta segue sua marcha com ou sem a gente”, concluiu.

5ª Conferência

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente teve início na terça-feira (6) e, desde então, foram feitos diversos debates sobre políticas públicas ambientais e de enfrentamento às mudanças climáticas. O espaço de diálogo social foi retomado após quase 12 anos da última edição, em 2013.

Com o tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, a conferência foi organizada em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN