Em Roma, Lula diz esperar que próximo papa seja igual a Francisco

Lula disse ainda ter “um apreço muito grande pelo comportamento como homem, como religioso” de Francisco, e afirmou que o acompanhamento do cortejo fúnebre “foi uma...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse desejar que o próximo papa seja igual a Francisco, pontífice enterrado neste sábado, 26. “Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, os mesmos compromissos religiosos dele, com os mesmos compromissos com o combate à desigualdade”, disse Lula em Roma, onde acompanha o funeral de Francisco.

Lula disse ainda ter “um apreço muito grande pelo comportamento como homem, como religioso” de Francisco, e afirmou que o acompanhamento do cortejo fúnebre “foi uma dívida que nós pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.

A comitiva do presidente em Roma contou com a presença de quatro ministros de Estado, dos chefes dos Três Poderes e dez parlamentares. Além deles, participaram do ato a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência da República.

Em nota de pesar pelo falecimento de Francisco, Lula já havia dito que o papa foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse o presidente, que decretou um luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.

Em Roma, Lula também comentou sobre o encontro entre Donald Trump e Volodmir Zelenski. Os presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, respectivamente, se reuniram na manhã deste sábado antes do início do funeral. O petista criticou os chefes de Estado pela falta de consenso a uma solução de paz e defendeu mais negociações para a resolução do conflito provocado pela invasão da Rússia à Ucrânia.

“O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução não só para Ucrânia e para Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, afirmou Lula.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X