CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Despedida a Francisco: Papa será sepultado em local de profunda devoção

Despedida a Francisco: Papa será sepultado em local de profunda devoção

O encerramento do velório público foi marcado pela cerimônia de fechamento do caixão...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Despedida a Francisco: Papa será sepultado em local de profunda devoção

O último adeus ao Papa Francisco, líder espiritual que marcou o século XXI, foi dado na tarde dessa sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O velório, que atraiu mais de 150 mil fiéis de todo o mundo, foi encerrado às 15h (horário de Brasília), conforme informações divulgadas pelo Vaticano.

O encerramento do velório público foi marcado pela cerimônia de fechamento do caixão, seguindo os ritos previstos pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, livro litúrgico que orienta os funerais de um papa. A solenidade foi discreta, em respeito ao perfil pastoral de Francisco.

Antes do encerramento do velório, os cardeais se reuniram no Vaticano para alinhar os detalhes da cerimônia de despedida. O arcebispo Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Papais, orientou os cardeais sobre o rito fúnebre, que respeitou a simplicidade e a proximidade do povo que caracterizaram o pontificado de Francisco.

A Missa de exéquias será realizada neste sábado (26), às 10h (horário local, 5h horário de Brasília). As autoridades estrangeiras foram organizadas conforme os protocolos do Vaticano, com os presidentes da Argentina e da Itália sendo os primeiros a se posicionarem.

Após a missa, o corpo do papa será conduzido até a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em um cortejo que durará aproximadamente meia hora. O sepultamento será realizado em caráter privado, conforme desejo de Francisco, próximo ao Altar de São Francisco, espaço que ele costumava visitar e pelo qual tinha profunda devoção.

No domingo (27), os cardeais retornarão à Basílica de Santa Maria Maior para uma visita oficial ao túmulo do papa. A partir desse mesmo dia, o túmulo de Francisco será aberto à visitação permanente, permitindo que fiéis de todo o mundo possam prestar suas homenagens ao líder religioso.

Com informações de O Bemdito.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN