CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Onça-pintada que matou ‘Jorginho’ será mantida em cativeiro e não voltará à natureza
Foto: Top Mídia News

Onça-pintada que matou ‘Jorginho’ será mantida em cativeiro e não voltará à natureza

Animal estava debilitado e está passando por tratamento veterinário ...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Onça-pintada que matou ‘Jorginho’ será mantida em cativeiro e não voltará à natureza
Foto: Top Mídia News

A onça-pintada responsável pela morte do caseiro Jorge Ávalos, de 60 anos, permanecerá em cativeiro e não voltará à natureza. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) anunciou nessa sexta-feira (25), que o animal será incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada.

O ataque aconteceu na madrugada de quinta-feira (24), quando a onça atacou e matou o caseiro, conhecido como ‘Jorginho’. Após o episódio, o felino foi capturado e encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passou por avaliação veterinária.

Trata-se de um macho de aproximadamente 9 anos e 94 kg, capturado no local do ataque. Exames constataram que a onça estava em estado de saúde grave, apresentando sinais de desidratação e alterações nos sistemas hepático, renal e gastrointestinal. Apesar da gravidade do quadro, o animal demonstrou melhora e segue consciente, sem registros de vômitos ou regurgitação.

De acordo com o CRAS, a onça-pintada permanece debilitada e necessita de cuidados especializados. A equipe veterinária ainda aguarda resultados de exames complementares, como raio-x, ultrassom e hemograma, para concluir a avaliação clínica.

Para a recuperação do felino, foi preparado um recinto seguro, com estrutura adequada que garante a segurança e facilita o manejo pelos profissionais responsáveis.

O futuro do animal será definido em conjunto pelo ICMBio e pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul). A onça deverá ser transferida para uma instituição autorizada a manter fauna silvestre em cativeiro, onde terá papel importante no programa de conservação ex situ da espécie, ajudando na preservação genética das onças-pintadas.

“O animal deverá ser destinado a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo e será incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada, coordenado pelo ICMBio. Terá papel importante no plano de conservação ex situ, e sua destinação será realizada no âmbito desse programa, pelo ICMBio”, informou o órgão em nota oficial.

Fonte: Top Mídia News

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN