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Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas MarquesFoto: Sanepar

Após obras, Sanepar faz visitas a 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Na visita, os agentes da empresa contratada Sanecons Serviços Ltda vão dialogar com os moradores sobre a condição atual dos pontos de geração de esgoto no......

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Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas MarquesFoto: Sanepar

As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora, agentes ambientais contratados pela Sanepar estão fazendo visitas nos imóveis contemplados com as redes coletoras para repassar mais orientações sobre o sistema implantado e seus benefícios, além de reforçar a correta interligação dos imóveis às redes coletoras. Serão visitados mais de 3,5 mil imóveis.

Na visita, os agentes da empresa contratada Sanecons Serviços Ltda vão dialogar com os moradores sobre a condição atual dos pontos de geração de esgoto no imóvel, identificando estes pontos em um formulário. A partir daí, a equipe repassa as orientações técnicas para que as instalações hidráulicas sejam ligadas corretamente aos pontos de descarte.

Por exemplo, a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais, operadas pelo município, ou para que o deságue seja feito em solo ou grama. Já os pontos que geram o esgoto doméstico, como pias, tanques e banheiros, devem ser canalizados na rede coletora de esgoto implantada pela Sanepar.

Os moradores serão orientados ainda sobre a necessidade e a importância da instalação da caixa de gordura nos pontos de descarte de pias de cozinha ou de churrasqueiras, item obrigatório pelas normas da Sanepar. “Sem essa importante instalação, pode haver entupimentos das tubulações, causando mau cheiro, rompimentos e danos na rede coletora e nas estações de tratamento”, afirma a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Marilúcia Cyrino Rodrigues.

Os moradores terão 30 dias para fazer a interligação dos imóveis ao sistema. Após esse período, as equipes irão retornar aos domicílios para a Vistoria Técnica Ambiental (VTA), quando será necessário adentrar nos imóveis para verificação das ligações nas dependências da cozinha, banheiro e lavanderia.

Na verificação são utilizados corantes a base d’água, com cores distintas, que vão apontar se o direcionamento das instalações dos pontos de despejo do esgoto foi feito adequadamente. Serão examinados também os pontos de coleta de água de chuva, como ralos e tanques descobertos. Na vistoria, é importante que pelo menos um dos moradores acompanhe as equipes.

Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.

Como segurança para os moradores, duas equipes, compostas por quatro agentes de campo escalados para as abordagens, vão utilizar uniformes e crachás de identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, por mensagem de WhatsApp no (41) 99544-0115, ou diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar, na Avenida Iguaçu, 641 (próximo ao Hospital Santa Mônica).

Fonte: AEN

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