Peru: emenda à lei florestal gera temores de destruição da Amazônia
A emenda elimina a exigência de que os proprietários de terras ou empresas obtenham autorização do Estado antes de converter terras florestais em outros usos. Os...

Publicado em
Por Agência Estado
Mais acessadas agora
Uma recente emenda à Lei de Florestas e Vida Selvagem do Peru está sofrendo forte reação de grupos ambientais e indígenas, os quais alertam que ela pode acelerar o desmatamento na floresta amazônica sob o pretexto de desenvolvimento econômico.
A emenda elimina a exigência de que os proprietários de terras ou empresas obtenham autorização do Estado antes de converter terras florestais em outros usos. Os críticos dizem que a mudança poderia legitimar anos de desmatamento ilegal.
“Para nós, isso é gravemente preocupante”, disse Alvaro Masquez Salvador, advogado do programa de Povos Indígenas do Instituto de Defesa Legal do Peru.
Masquez acrescentou que a reforma estabelece um precedente para “privatizar efetivamente” a terra que a constituição do Peru define como patrimônio nacional. “As florestas não são propriedade privada – elas pertencem à nação”.
Os defensores da emenda, promulgada em março, dizem que ela estabilizará o setor agrícola peruano e proporcionará aos agricultores maior segurança jurídica.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou