CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a “Popcorn and ice cream”: Bolsonaro arrisca inglês e cita condenados no 8/1
Foto: Reprodução/Poder 360

“Popcorn and ice cream”: Bolsonaro arrisca inglês e cita condenados no 8/1

Falando em inglês, Bolsonaro ironizou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil (vendedores de pipoca e sorvete condenados por tentativa de golpe...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
“Popcorn and ice cream”: Bolsonaro arrisca inglês e cita condenados no 8/1

Carlos Antônio Eifler, vendedor de pipoca, e Otoniel Cruz, que trabalha vendendo picolé, foram condenados por associação criminosa no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A dupla ganhou destaque após ser mencionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante um discurso em apoio ao projeto de lei que busca anistiar os envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes.

Falando em inglês, Bolsonaro ironizou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil (vendedores de pipoca e sorvete condenados por tentativa de golpe de Estado, em português)”, numa referência direta a Eifler e Cruz. “Ou seja, sorveteiro e pipoqueiro dando golpe de Estado no Brasil, é uma vergonha”.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), ambos integravam uma associação criminosa que teve como desfecho a depredação dos prédios públicos em Brasília. Em depoimento, os dois afirmaram que chegaram à capital federal quando os edifícios já haviam sido invadidos. Eles se dirigiram ao acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde permaneceram até serem presos pela Polícia Federal.

De acordo com a PGR, os réus se juntaram a outros manifestantes com o intuito de cometer crimes contra o Estado Democrático de Direito, incitando publicamente as Forças Armadas contra os demais Poderes da República. A acusação destacou que provas colhidas ao longo do processo confirmaram a participação ativa dos dois na organização dos atos antidemocráticos.

Durante o interrogatório, Eifler relatou que saiu de Lajeado (RS) e chegou a Brasília em 8 de janeiro de 2023, pernoitando no acampamento até ser preso. Já Otoniel Cruz saiu de Porto Seguro (BA) e chegou à capital na noite do mesmo dia.

Ambos foram julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no plenário virtual. O relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por oito ministros. Apenas dois votaram contra a condenação: Nunes Marques e André Mendonça.

Em seu voto, Mendonça — indicado ao STF por Bolsonaro — argumentou que havia “dúvida razoável quanto à homogeneidade de métodos, intenções e atitudes”, o que comprometeria a tese de associação criminosa apenas pela presença dos acusados no local. Ele também ressaltou que a acusação “não comprovou e sequer indicou de forma clara como exatamente cada um dos presos teria aderido ou participado da associação criminosa e do delito de incitação”.

Com informações da CNN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN