
Guarda Municipal de Cascavel monitora cidade 24 horas por dia para combater o crime
A Central opera em escalas de 12 horas, com 2 a 4 guardas monitorando o local 24 horas por dia...

Publicado em
Por Silmara Santos
Mais acessadas agora

A onda crescente de violência e o aumento das ações policiais em Cascavel têm levantado preocupações entre os moradores. Em busca de respostas, a CGN visitou a Central de Monitoramento da Guarda Municipal na tarde de sexta-feira (04) para entender mais sobre o funcionamento do local.
O Guarda Municipal Anderson Rafael Schlender, responsável pela sessão de monitoramento, informática e tecnologia da Guarda Municipal, explicou que a Central opera em escalas de 12 horas, com 2 a 4 guardas monitorando o local 24 horas por dia. Atualmente, a cidade conta com cerca de 80 câmeras em praças e ruas e aproximadamente 1.800 câmeras em escolas, CMEIs e outros prédios públicos.
“Eles se revezam de 2 em 2 horas, 3 em 3 horas, fazendo toda a parte de monitoramento, constatação de crimes, vigilância e acionamento das viaturas conforme a necessidade e a constatação de algum crime no momento”, disse o agente.
Quando uma ligação é recebida pelo número 153, a equipe aciona as câmeras para verificar a situação e, se necessário, manipula a câmera para chegar o mais próximo possível da ocorrência. Essas imagens são usadas para fornecer mais informações para a equipe no local, ajudando a identificar se o suspeito está escondendo drogas ou se representa algum risco.
“Essas imagens também são utilizadas para passar mais informações para a equipe que está no momento lá, para verificar se a pessoa está escondendo alguma droga, se ela está fazendo qualquer tipo de situação que pode ocasionar algum risco ou alguma situação para a equipe em loco no momento do atendimento da ocorrência.
A Central de Monitoramento também tem um sistema de alarme que dispara quando um indivíduo invade uma escola ou CMEI, permitindo a rápida ação da equipe. O Guarda Municipal mencionou que a equipe de monitoramento já identificou atividades suspeitas por meio das câmeras e acionou as equipes de rua, especialmente em locais como a Praça da Bíblia, onde o tráfico e o uso de drogas são comuns.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou