CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Projeto de Lei propõe alterações na lei de concursos públicos em Cascavel
Foto: Secom

Projeto de Lei propõe alterações na lei de concursos públicos em Cascavel

A proposta será debatida na próxima segunda-feira , dia 7 de abril, na plenária da Câmara de Vereadores ...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Projeto de Lei propõe alterações na lei de concursos públicos em Cascavel
Foto: Secom

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 15/2025, proposto pelo vereador Hudson Moreschi (Podemos), busca alterar dispositivos da Lei Municipal nº 5598, de 15 de setembro de 2010, que regulamenta os concursos públicos no município de Cascavel, Paraná. A proposta será debatida e votada na 18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, na próxima segunda-feira, dia 7 de abril.

O projeto visa garantir maior transparência e efetividade na convocação dos candidatos aprovados em concursos públicos. A medida propõe que a homologação do resultado final, com a demonstração dos critérios de desempate utilizados, seja publicada no Órgão Oficial do Município, em jornal impresso de ampla divulgação e no site oficial do município.

Além disso, a proposta exige que a convocação dos candidatos aprovados seja realizada por meios alternativos, conforme especificado no ato da inscrição no concurso. A notificação dos candidatos deve conter evidências concretas desse procedimento, para confirmar efetivamente a convocação e a falta de interesse nas vagas, caso ocorra.

A necessidade de alteração da lei surgiu após a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinar que o município de Cascavel utilizasse meios alternativos para comprovar a convocação dos candidatos, além da emissão e publicação de edital de convocação.

A decisão do TCE-PR foi tomada no processo que julgou a legalidade e registro da admissão de agentes administrativos realizada por meio do concurso público regido pelo edital nº 58/2022. O relator do processo, o conselheiro-substituto Livio Sotero Costa, ressaltou que a mera publicação dos editais de concursos e testes seletivos no portal oficial do Município de Cascavel e em jornal impresso de grande circulação na cidade, era insuficiente para comprovar a convocação dos candidatos.

Confira o Projeto de Lei na íntegra:

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN