
É hoje! Audiência Pública discutirá instalação de Centro Pop no Centro de Cascavel
As discussões sobre o tema foram iniciadas na sessão da Câmara de terça-feira...

Publicado em
Por Silmara Santos
Mais acessadas agora

Na tarde dessa terça-feira (1º) os Vereadores de Cascavel votaram favorável ao requerimento para convocação de uma Audiência Pública sobre as instalações e serviços da Casa Pop e Centro Pop. A Audiência ficou marcada para esta quarta-feira (02) a partir das 19h.
Vários alunos do Colégio Estadual Wilson Joffre, que fica próximo do antigo Cisop, estiveram no plenário da Câmara para entender mais sobre o debate do tema e do uso do espaço.
A discussão maior entre os vereadores é contra a instalação de um Centro Pop no local onde antes ficava instalado o Cisop no Centro da cidade nas proximidades do 6º Batalhão de Polícia Militar.
O Vereador Policial Madril (PP) em sua fala pediu que não seja instalado um Centro Pop naquele local por conta da proximidade com escolas, colégios e da região central da cidade.
“Requerimento esse assinado por mim, pelo vereador Fão do Bolsonaro, pelo vereador Alécio. Então, acrdito que é algo que a gente tem que trazer, porque é audiência pública onde você pode esplanar e tirar algumas dúvidas” disse o Vereador.
Policial Madril falou que ele mesmo tem dúvidas de como funciona a Casa Pop e quanto tempo essas pessoas que vêm de outra cidade podem frequentar o local e ter o auxílio do Governo Municipal. Ele também falou sobre a possibilidade de instalação no antigo Cisop e falou sobre a inviabilidade da instalação de uma Casa Pop no local pela quantidade de crianças que trafegam pela região todos os dias para acessar as escolas estaduais e municipais existentes nas proximidades.
“Pelos fatos que ocorreram ultimamente na cidade, é algo que é quase impossível ficar ali devido ao número de crianças que passam pelo local, crianças, adolescentes. Então, a gente até já está procurando alguns outros locais, que foi o que a Secretaria de Assistente Social pediu para todos os vereadores, se tivesse algum outro local na área central para indicar”.
O Vereador levantou a possibilidade de instalação em uma residência próxima da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Assistência Social e Prefeitura.
“Acredito que a gente tem que fazer essa audiência pública e tentar trazer e deixar em uma área que é longe de colégio e longe das crianças, porque moradores ou comerciante aqui do centro dessa redondeza é reclamado um centro pop aqui nesse local, chega a ser algo até irônico, porque essas pessoas convivem diariamente com a gente nesse local aqui onde a gente trabalha e onde a gente vê todo dia”.
O vereador Serginho Ribeiro (PSD) falou que é importante ter sensibilidade por pessoas que venham de fora da cidade em busca de progresso que muitas vezes não é encontrado em outras cidades brasileiras onde a criminalidade já tomou conta das cidades.
Sobre o fato da instalação no prédio do antigo Cisop, Serginho falou que é contra pela proximidade em que o local está de escolas e que as pessoas devem ser ouvidas a respeito da situação e defendeu a instalação do Centro Pop/ Casa Pop em um local mais retirado da cidade.
“Nós deveríamos ter um local onde as pessoas um pouco mais retiradas teriam o quê? Um atendimento médico, um atendimento psicológico, um atendimento psiquiátrico, um atendimento que vai ter a sua alimentação adequada, cursos profissionalizantes para readequar as pessoas no mercado de trabalho e esse formato, qualificar as pessoas, porque não é assim sair, olha, não pode morador de rua, perfeito, tem pessoas que estão aí vulneráveis, mas infelizmente 87% são criminosos, tem pessoas que cometem crimes e não dá para deixar jovens, crianças, pais perto” disse.
O Vereador ainda citou uma reunião que os vereadores tiveram com a equipe da Secretaria de Assistência Social da cidade para discutir o tema e debater um local adequado e falou que não estará presente na sessão, pois estará em Curitiba.
O Vereador Alécio Espínola (PL), que na última semana foi bastante criticado por chamar de “sítio” o local onde está instalado o Centro Pop, no Bairro Santa Felicidade, em Cascavel, também se manifestou sobre o tema.
Sobre a audiência pública, o vereador informou que foram convidadas autoridades envolvidas no processo do diálogo para instalação do Centro Pop.
“Convidamos o coronel Lee, convidamos a secretária Rose, pessoal da assistência social, enfim, teremos um grande momento para dialogarmos e encontrarmos a solução para convivermos da melhor maneira possível nesta cidade maravilhosa, que é a cidade que escolhemos para nós vivermos” finalizou.
Os diálogos se estenderam com a fala de outros vereadores sobre o tema por quase uma hora e continuam nesta quarta-feira (02) durante a Audiência Pública.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou