CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Visita celebra obra que Poty Lazarotto e outros artistas deixaram para o Simepar
Visita celebra obra que Poty Lazarotto e outros artistas deixaram como legado no SimeparFoto: Divulgação Acervo dos Artistas

Visita celebra obra que Poty Lazarotto e outros artistas deixaram para o Simepar

Poty nasceu em 29 de março de 1924 em Curitiba. Na semana de seu aniversário, em um reencontro emocionante, Carmen, Laila Tarran e Ary Camargo, os......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Visita celebra obra que Poty Lazarotto e outros artistas deixaram para o Simepar
Visita celebra obra que Poty Lazarotto e outros artistas deixaram como legado no SimeparFoto: Divulgação Acervo dos Artistas

“Quanta saudade!” disse a artista Carmen Carini ao entrar no Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), 23 anos depois de executar o painel “O Tempo e a Vida”, de Poty Lazarotto. A obra fica no hall de entrada da instituição e, logo que chegou, Carmen sentiu a necessidade de tocá-la, relembrando cada etapa do trabalho realizado.

Poty nasceu em 29 de março de 1924 em Curitiba. Na semana de seu aniversário, em um reencontro emocionante, Carmen, Laila Tarran e Ary Camargo, os três artistas que deram vida a esta obra dele, visitaram o Simepar para contar como foram os quatro meses de trabalho no desenvolvimento do mural – uma das últimas obras que ele projetou em vida, e a última dele que foi executada.

“Poty era uma pessoa muito reservada. Muito introspectivo, falava muito pouco, mas era muito gentil, simpático e atencioso com a gente. Falava com bastante clareza o que queria nos propor”, conta Carmen que, ao lado de Laila, já tinha atuado com Poty em trabalhos anteriores como, por exemplo, a gravura que está na cortina corta-fogo do Teatro Guaíra.

O artista sempre foi uma referência para todos. “Poty é único de várias maneiras. Ele tem uma série de referências expressionistas, até cubistas, de artistas que vieram desses movimentos importantes no século 20, mas ele pega tudo isso e transforma em algo muito especial, principalmente no concreto”, afirma Ary.

“O TEMPO E A VIDA” – Muralista reconhecido no mundo, o artista curitibano executou diversos murais, como “Casa do Brasil”, em Paris (1950), e o painel para o Memorial da América Latina, em São Paulo (1988), além dos vários painéis e gravuras que o tornaram tão popular em sua cidade natal. Ao ser convidado para conhecer o trabalho do Simepar, Poty ficou encantado com as possibilidades. “Estou entendendo que o Simepar não pretende decifrar ou controlar a natureza, mas entender seus sinais, compreendê-la”, afirmou à época.

“A relação do Simepar com Poty data da própria criação do Simepar, em 1993. Sete anos depois a encomenda, um desenho no papel, foi entregue pelo artista”, conta Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.

Ele entregou o projeto de um mural com desenhos que mostram várias áreas que exemplificam a importância da meteorologia para a humanidade: a ciência, os recursos hídricos, energia, tempo, clima, órgãos públicos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, agricultura, transportes, meio ambiente, lazer e turismo. Porém, Poty faleceu em 1998, aos 74 anos, antes de tirar o mural “O Tempo e a Vida” do papel.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a diretoria do Simepar, com apoio da Copel e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conseguiu contratar uma equipe que pudesse tornar o mural realidade. Carmen e Laila, que já tinham executado outros murais de Poty, foram escolhidas para fazer os estudos de proporção e desenvolver os moldes, e contaram com a ajuda do aluno delas, o recém-formado Ary Camargo.

“Primeiro tivemos que pensar nos relevos, nas concavidades, porque nos foi passado um projeto bidimensional. Tínhamos que criar, interferir na parte dos relevos. Por isso pesquisamos muito a obra dele, para ver como ele trabalhava esses relevos. Fizemos um protótipo positivo primeiro, para termos mais noção de como ficaria”, explica Carmen.

O protótipo montado na casa da artista foi analisado e aprovado pelos consultores Ennio Marques Ferreira, Maria José Justino e Maria Ester Teixeira Cruz. Aí, então, começou um trabalho de aproximadamente quatro meses de desenho das camadas e montagem de moldes com isopor.

A obra foi dividida em pequenas partes e os moldes tinham o formato oposto da obra (chamado de negativo) para que fossem preenchidos com o concreto, e então saíssem da maneira que Poty idealizou. A empresa R. A. Machado Construções Civis preencheu cada molde com concreto e montou a versão final da obra.

A experiência mudou a carreira de Ary. “Vi a possibilidade de iniciar um trabalho profissional na parte de arte mural, que eu já pesquisava e gostava muito. Foi o que fez com que eu tomasse gosto pela produção muralista e direcionasse minha pesquisa para produção mural”, conta. Para Carmen também foi inesquecível. “Foram muitas horas de trabalho, de desafios, de superação”.

O mural no prédio é motivo de orgulho e gratidão por parte de toda a equipe do Simepar. “Prestes a completar 30 anos, até hoje os elementos representados nesta obra estão muito alinhados com o papel do Simepar, como empresa que provê à sociedade serviços de natureza meteorológica, hidrológica, e ambiental”, ressalta Sheila.

SERVIÇO – O mural “O Tempo e a Vida” é aberto ao público e fica no hall de entrada do Simepar, dentro do Centro Politécnico da UFPR, na Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.

O público também pode conhecer a obra de Poty na exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em comemoração ao centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998). Ela reúne aproximadamente 500 obras, com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes. As obras fazem parte da coleção de 4.478 criações de Poty doadas ao MON, em 2021, por João Lazzarotto, irmão do artista.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN