CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mais de mil objetos perfurocortantes são apreendidos com população de rua em Cascavel

Mais de mil objetos perfurocortantes são apreendidos com população de rua em Cascavel

Operação Blindagem – De 05/02 a 30/03:=.> Abordagens: 4.342=.> Prisões: 112...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Mais de mil objetos perfurocortantes são apreendidos com população de rua em Cascavel

A força-tarefa da Guarda Municipal e da Guarda Civil Patrimonial está nas ruas todos os dias pela segurança do cidadão de bem. A Prefeitura deu o start, ainda em fevereiro, à Operação Blindagem e os números do trabalho efetivo foram divulgados nesta segunda-feira (31), em coletiva de imprensa, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

Os dados mostram o comprometimento dos agentes da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade no trabalho em todas os bairros da cidade. Confira:

Operação Blindagem – De 05/02 a 30/03:
=.> Abordagens: 4.342
=.> Prisões: 112

=.> Objetos perfurocortantes: 1.131
=.> Veículos recuperados: 25
=.> Cachimbos apreendidos: 1.141

O secretário da pasta, Coronel Lee, diz que o trabalho em relação à população de rua, daqueles que ameaçam a população, é prioridade do governo municipal, conforme determinação do prefeito Renato Silva. “Estamos trabalhando firme, com outras secretarias também afetadas ao tema, como assistentes sociais, antidrogas e saúde. Temos batido muito forte na tecla pedindo para que a população venha junto com a gente e entenda a gravidade da doação de esmolas, que é a grande mola propulsora de toda violência”, detalha.

Segundo dados, a esmola financia o tráfico e a violência. Há registros de andarilhos recebendo mais de R$ 8 mil por mês em Cascavel devido às esmolas. “O poder público municipal está atento a isso e tem dado todas as condições possíveis para que a pessoa em situação de rua seja reinserida na sociedade, seja com comida, com roupa, higiene, o próprio emprego e ainda o retorno dessas pessoas às cidades de origem. A doação das esmolas vai, sim, parar na rede de tráfico”, alerta o secretário.

A população inclusive pode contribuir com a Operação Blindagem fazendo denúncias à Guarda Municipal pelo telefone 153, além também da própria Polícia Militar pelo 190. “A população está acreditando nas forças de segurança. Como a gente sempre fala, não existe polícia no mundo sem informações. Essa pequena informação que você, o popular, sabe, é fundamental. Nós precisamos das informações”, recomenda.

MAIS DE 200 PASSAGENS
Somente neste ano de 2025, a Secretaria de Assistência Social também já emitiu mais de 200 passagens para que andarilhos voltassem à cidade de origem. Além disso, há ainda o trabalho de acolhimento para àqueles que realmente querem mudar de vida, com a rede da Casa Pop, Centro POP e Albergue. Quem busca encaminhamento para o mercado de trabalho também recebe auxílio da Prefeitura para encontrar.

A Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas também já fez neste ano 23 encaminhamentos de pessoas em situação de rua para casas terapêuticas e clínicas especializadas para o trabalho de reabilitação de dependentes químicos.

ACIONE AABORDAGEM SOCIAL 
Para oferecer realmente uma chance de mudar de vida, a Prefeitura de Cascavel encabeça a campanha “Sua esmola não ajuda, acione a Abordagem Social”.

A ação de caráter educativo visa sensibilizar a comunidade a ajudar sem dar dinheiro, mas acionando o serviço da Abordagem Social, que atende em regime de plantão das 7h às 0h, pelo telefone (45) 98431-6376.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN