CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mesmo com pressão de professores PL 21/2025 é aprovado em primeira votação

Mesmo com pressão de professores PL 21/2025 é aprovado em primeira votação

O Projeto de Lei segue para segunda votação nesta terça-feira (1º)...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Cascavel na manhã desta segunda-feira (31) em primeira votação com 14 votos favoráveis e 6 votos contrários o Projeto de Lei nº 21 de 2025 que revoga a Lei Municipal nº 4.958 de 02 de setembro de 2008 proposto pelo Poder Executivo Municipal.

De acordo com a prefeitura, a revogação da Lei Municipal se dá em razão da obsolescência de sua aplicação, o que a tornou sem efetividade. A dispõe sobre o limite máximo de alunos por sala de aula na Rede Pública Municipal de Ensino.

Após a votação do projeto, os professores contrários e favoráveis deixaram a Câmara de Vereadores.

Conforme a descrição, o Projeto de Lei busca revogar a Lei Municipal nº 4.958 de 2008, que dispõe sobre o limite máximo de alunos por sala de aula na Rede Pública Municipal de Ensino. A justificativa para tal medida reside na divergência entre a lei e a realidade encontrada nas escolas municipais.

A Lei Municipal nº 4.958 de 2008 foi criada como um parâmetro para o período em que foi estabelecida. No entanto, com a superveniência da Lei Municipal nº 5.694 de 22 de dezembro de 2010, que organizou o Sistema Municipal de Ensino e criou o Conselho Municipal de Educação, houve uma mudança significativa. Segundo o art. 33, inciso I, alínea ‘a’, da referida Lei, o Conselho Municipal de Educação é responsável por fixar normas complementares para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Desde a criação do Conselho, é de sua competência a fixação de normas para o Sistema Municipal de Ensino, o qual faz por meio de suas deliberações. Nessas deliberações, consta o número de alunos por sala na Rede Pública Municipal, que é seguido pela Secretaria Municipal de Educação, diferentemente do que consta na lei que se busca revogar.

Além disso, a Lei Municipal nº 4.958 de 2008, em seu artigo 86, inciso VII, dispõe que o Plano Municipal de Educação também fixará o número de alunos por sala de aula que possibilite adequada comunicação e aproveitamento, obedecendo a critérios pedagógicos e níveis de ensino.

Portanto, a revogação da Lei Municipal nº 4.958 de 2008 visa dissipar as divergências em face do número de alunos por sala de aula que existem entre seu texto e as Deliberações do Conselho.

VOTAÇÃO DO PROJETO 21/2025
Aprovado por 14 votos a 6.

Favoráveis: Antonio Marcos, Cabral, Cidão da Telepar, Cleverson Sibulski, Contador Mazutti, Everton Guimarães, Fão do Bolsonaro, Hudson Moreschi, João Diego, Mauri Schaffer, Rondinelle Batista, Sadi Kisiel, Serginho Ribeiro, Xavier.

Contrários: Alécio Espínola, Bia Alcantara, Dr. Lauri, Edson Souza, Policial Madril, Valdecir Alcântara.

O Projeto de Lei segue para segunda votação nesta terça-feira (1º).

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN