CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Morre aos 85 anos a escritora Heloisa Teixeira, importante nome do feminismo brasileiro

Nascida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Heloísa formou-se em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mais acessadas agora

Heloisa Teixeira, escritora, crítica cultural e importante nome do feminismo brasileiro, morreu aos 85 anos nesta sexta-feira, 28, no Rio de Janeiro, por complicações de uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda. A escritora estava internada na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea, bairro da zona sul da capital. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual a autora era imortal.

Nascida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Heloísa formou-se em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade Columbia, em Nova York (EUA). Como acadêmica, ela definiu um campo de pesquisa que privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, segmento em que se tornou referência, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital.

Entre os livros que publicou, destaca-se a histórica coletânea 26 Poetas Hoje, de 1976. A obra revelou uma geração de poetas “marginais” que entrou para a história da literatura brasileira, como Ana Cristina Cesar, Cacaso e Chacal. A antologia é considerada um divisor de águas entre uma poesia canônica e uma poesia contemporânea e performática. Segundo a autora, o livro causou furor na época.

Nos últimos anos, vinha trabalhando com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades, no feminismo, bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais.

Heloisa foi eleita imortal da ABL – a 10ª mulher a receber o título – em abril de 2023, ocupando a cadeira 30, antes pertencente à escritora Nélida Piñon.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN