CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Falta de leitos em Cascavel: Justiça determina implementação de controle informatizado das filas

Falta de leitos em Cascavel: Justiça determina implementação de controle informatizado das filas

Essa decisão surge após o descumprimento de um acordo anterior, de setembro de 2024, no qual o Judiciário havia estipulado um prazo de 120 dias para...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Falta de leitos em Cascavel: Justiça determina implementação de controle informatizado das filas

A Vara da Fazenda Pública de Cascavel, em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), determinou que o Estado do Paraná e o Município de Cascavel implementem um sistema informatizado para divulgar a posição dos pacientes que aguardam transferência para leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A medida faz parte de um plano de atuação institucional e será monitorada pela Defensoria Pública e pela 9ª Promotoria de Justiça da Comarca.

Essa decisão surge após o descumprimento de um acordo anterior, de setembro de 2024, no qual o Judiciário havia estipulado um prazo de 120 dias para que o Estado apresentasse uma solução para a transferência de pacientes das UPAs locais para os hospitais da rede pública em no máximo 48 horas.

O problema da falta de leitos em Cascavel é acompanhado pelo MPPR desde 2016. Apesar das tentativas de solução extrajudicial e das medidas adotadas pelo Estado, como a ampliação do número de leitos do Hospital de Retaguarda e a aquisição de um aparelho de hemodinâmica pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná, a questão teve que ser judicializada devido à persistência do problema.

A ação foi movida em abril de 2024, devido ao aumento do número de reclamações de familiares de pacientes nas UPAs que aguardavam transferência para leitos hospitalares gerais ou especializados. O MPPR solicitou que o Estado do Paraná garantisse a internação hospitalar e o tratamento adequado aos pacientes que aguardam transferência nas UPAs.

Em setembro do ano passado, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná deu um prazo de 120 dias para que o Estado apresentasse uma solução. O cumprimento do plano de ação é o primeiro passo para resolver o problema da falta de leitos em Cascavel.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN
0
Live Chat
Direct
Escreva um comentário
Voltar
Live Q&A
Popular
0/10000
Pessoas que curtiram ()