CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel em alerta: Município apresenta médio risco para infestação do mosquito Aedes Aegypti 

Cascavel em alerta: Município apresenta médio risco para infestação do mosquito Aedes Aegypti 

O índice 2,9% de infestação, associado às condições climáticas de chuvas e altas temperaturas, favorecem à proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde alerta que é fundamental que a população redobre  os cuidados, sendo necessária a faxina...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Cascavel em alerta: Município apresenta médio risco para infestação do mosquito Aedes Aegypti 

A  Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde,  realizou de segunda (24) a quarta-feira (26) o 2º LIRAa, o Levantamento de Índice Rápido e Amostral do mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.795 imóveis, que apontou índice geral de 2,9%, isto é, médio risco de Infestação no Município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de que fique abaixo de 1%. (baixo risco).

O índice 2,9% de infestação, associado às condições climáticas de chuvas e altas temperaturas, favorecem à proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde alerta que é fundamental que a população redobre  os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O índice Geral do Município ficou em 2,9% (médio risco), mas algumas localidades desperta um alerta apontando índice acima da média geral,  chegando a 5,1%, considerado alto risco, como é o caso das localidades: Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Veneza, Presidente, Faculdade II, Aquarela, Veredas, Cajati, Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá,, Quebec, XIV de Novembro, Vila Dione, Pioneiros Catarinense, Palmeiras I, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz I e II, Paulo Godoy e Angra dos Reis.

Conforme Informe do boletim de Arboviroses do Município de Cascavel – Semana 12 (29/12/2024 a 22/03/2025) já foram registrados  779 casos positivos de chikungunya  e 44 casos positivos de dengue.

“O combate à dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

Veja Mais

COMENTÁRIOS

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN