CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Centro-Pop ao lado de escolas? Comunidade escolar se posiciona contrária à instalação

Centro-Pop ao lado de escolas? Comunidade escolar se posiciona contrária à instalação

Em uma Nota de Repúdio divulgada, professores, funcionários e alunos expressaram sua preocupação com a segurança dos estudantes, muitos dos quais utilizam transporte público ou se...

Publicado em

Por Allan Machado

Publicidade
Imagem referente a Centro-Pop ao lado de escolas? Comunidade escolar se posiciona contrária à instalação

A proposta de instalar o Centro-POP na esquina das ruas Riachuelo e da Bandeira, em Cascavel, gerou uma onda de indignação entre a comunidade escolar da região. O local escolhido para a implantação do centro, que atenderia pessoas em situação de rua, fica próximo a duas importantes instituições de ensino: o Colégio Estadual Wilson Jofre e a Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola.

Em uma Nota de Repúdio divulgada, professores, funcionários e alunos expressaram sua preocupação com a segurança dos estudantes, muitos dos quais utilizam transporte público ou se deslocam a pé até as escolas. O temor é que a mudança do Centro-POP para esse ponto específico da cidade possa agravar a situação de insegurança e desencadear pânico, especialmente após recentes episódios envolvendo moradores de rua e usuários de drogas na cidade.

A nota também destaca os esforços constantes da comunidade escolar para combater a violência dentro das instituições, mas alerta para a ausência de garantias de segurança fora dos muros escolares. Por isso, a comunidade solicita com urgência que as autoridades competentes, como a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, revejam a decisão de alocar o Centro POP naquele endereço.

O clima de apreensão se intensificou após o assassinato brutal de um trabalhador por um morador de rua em Cascavel, fato que deixou a população traumatizada e aumentou o medo entre os alunos. Além disso, a proximidade com o restaurante popular central, que recentemente foi alvo de furtos, e com vários terrenos baldios que servem de abrigo para pessoas em situação de rua, contribui ainda mais para o receio de possíveis riscos.

A comunidade escolar também lembra a importância de se cumprir o que determina a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que asseguram o direito à educação com segurança. Eles reforçam que é dever do Estado garantir a integridade e a proteção das crianças e adolescentes, assegurando-lhes um ambiente escolar seguro, tanto dentro quanto fora das instalações.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN