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Morador da Linha Peroba está há quase uma semana sem energia e sem respostas da Copel

Nathan Tavares procurou a redação da CGN pedindo ajuda para entender o que aconteceu em sua propriedade rural...

Publicado em

Por Silmara Santos

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O morador do interior de Santa Tereza do Oeste, Nathan Tavares, procurou a redação da CGN nesta quarta-feira (26) para expressar sua indignação com o serviço prestado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Ele está sem energia elétrica em sua propriedade rural há quase uma semana, desde a última quinta-feira, dia 20.

Nathan relata que nunca teve problemas com a energia fornecida pela Copel nos mais de 20 anos que vive na Linha Peroba. No entanto, a situação mudou quando ele decidiu montar uma usina fotovoltaica em sua propriedade no ano passado e solicitou um parecer de acesso para injetar energia na rede da Copel.

O primeiro pedido foi indeferido devido à existência de uma unidade consumidora de 15 KVA na propriedade, que excedia o limite máximo de 75 KVA por matrícula, segundo as normas da Copel. Nathan então solicitou um aumento da rede para 75 KVA, que seria responsável por receber a energia da usina e também fornecer energia para sua residência. O pedido foi aprovado, mas no processo, a Copel criou uma nova unidade consumidora em seu aplicativo, que ficou como potencial.

A situação se complicou quando a usina ficou pronta e Nathan solicitou a ligação. Uma equipe da Copel foi até a propriedade e retirou o medidor da unidade antiga, instalando um novo medidor em outro poste. Dias depois, a mesma equipe voltou e trocou o medidor novamente. No entanto, quando Nathan chegou em casa, estava sem luz.

Segundo ele, a Copel foi até sua propriedade e desligou a unidade consumidora, deixando-o sem energia. Nathan acredita que a intenção era desligar a unidade consumidora antiga, mas como ela não existia mais, a equipe acabou desligando a nova.

“Deu alguns dias depois, quando eu cheguei em casa, sem luz. Ou seja, não sei o que aconteceu na Copel, mas eles resolveram ir lá desligar alguma unidade consumidora. Não sei se é a virtual nova ou a velha, imagino que tenham ido desligar a velha. Só que como chegou lá e não tinha unidade consumidora velha nenhuma, eles simplesmente desligaram a nova” disse Nathan.

Nathan foi até a Copel para reclamar e foi informado que o desligamento havia sido solicitado. No entanto, ele nega ter feito tal pedido e afirma que precisa de energia em sua propriedade. A Copel deu prazo até o dia 27 de março para resolver a situação, mas até o momento, Nathan continua sem energia.

Ele também reclama do atendimento da Copel, que segundo ele, tem sido “vergonhoso”. Ele afirma que a empresa reconhece seu erro, mas não dá a devida atenção ao problema. Nathan também critica a falta de humanidade no atendimento da Copel e teme que outras pessoas possam passar pela mesma situação.

“Eu mandei um documento, como eles pediram aqui pelo aplicativo, para pedir a ligação eu tinha que mandar um documento com foto, data de nascimento, nome e CPF. Essas quatro coisas. Aí eu mandei à frente da CNH. Aí quando eu liguei na segunda-feira para reclamar que não tinha sido feita a ligação ainda, nada, a garota falou, a atendente, não, foi negado, foi negado porque você não mandou o verso do documento, tinha que ser frente e verso. Eu falei, mas moça, todos os dados que você precisava estão na frente do documento. Para que é que tu quer ver verso? E outra, eu não vi escrito lá verso. Aí ela entrou lá, não só disse que está escrito que tinha que ter o verso do documento, mas os quatro itens que interessavam para eles, eu coloquei. E aí eu falei, mas eu preciso de urgência. Ela falou, não, aqui não tem urgência não, aqui tem prazo. A menina, tem aqui a gravação dela, que eu também gravei, como ela me gravou, eu também gravei, normal. Então assim, o atendimento da Copel está sendo vergonhoso” disse.

Felipe Rodrigues, engenheiro da usina fotovoltaica, acompanhou Nathan até a redação da CGN e explicou que está acompanhando a situação. Segundo ele, a Copel gerou uma nova unidade consumidora após o pedido de aumento de carga, mas depois desligou essa unidade, deixando a propriedade sem energia. Felipe também critica a falta de urgência da Copel em resolver a situação.

A equipe da CGN entrou em contato com a Copel e aguarda uma nota sobre a situação.

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