CGN
AMP

Vereadores de Cascavel pedem ações mais efetivas contra drogas após homicídio de Luis Lourenço

Vereadores falaram sobre a morte de Luis Lourenço na manhã desta terça-feira ...

Publicado em

Por Silmara Santos

Em meio a preocupações crescentes com a violência e o uso de drogas em Cascavel, os vereadores da cidade estão pedindo ações mais efetivas para combater esses problemas. A discussão foi levantada na sequência do assassinato de Luis Lourenço, ocorrido na manhã de terça-feira (25), na Rua Manaus.

O Vereador Valdecir Alcantara (Progressista) questionou a relação entre o uso de drogas e a violência na cidade, citando vários casos de crimes cometidos por pessoas sob influência de entorpecentes. “Vamos começar a ser mais vigilantes nesse sentido”, afirmou Alcantara.

Em resposta, o Vereador Serginho Ribeiro (PSD) enfatizou a necessidade de ações concretas para prevenir futuras tragédias. “Quem consegue mudar o que aconteceu? O que tem que ser feito é Cascavel tomar a frente”, ressaltou Ribeiro, destacando a importância do investimento em segurança pública e a necessidade de internamento involuntário.

Serginho Ribeiro bastante alterado também sugeriu a utilização dos valores devolvidos pela Câmara de Vereadores à Prefeitura para investimento em segurança pública.

Por sua vez, o Vereador Cidão da Telepar (Podemos) relatou ações de abordagem social realizadas pela Secretaria de Assistência Social, mas lamentou que, de 70 abordados, nenhum aceitou ser encaminhado para o Centro POP para receber atendimento médico.

Já o Vereador Antonio Marcos do PSD enfatizou a importância de proteger as crianças e adolescentes da violência e do uso de drogas.

Em continuidade das discussões o Vereador Policial Madril (Progressista) citou como exemplo o Covid-19 que era visto somente na televisão até que chegou à Cascavel e fez com que Madril perdesse sua mãe. Ele comparou essa situação com a “cracolândia” que é vista nas maiores cidades de Cascavel e que se essa situação não for tratada agora poderá infelizmente ser vista em Cascavel.

“Entendo a fala e a indignação de todos, mas acredito que o único jeito de a gente tentar amenizar é começar na adolescência e a pessoa não experimentar a droga” disse Madril.

Toda a discussão foi realizada durante a votação da moção 5/2025.

Moção de apoio

A Câmara Municipal de Cascavel, no Paraná, por meio de um de seus vereadores, manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45 de 2023. A PEC propõe a alteração do artigo 5º da Constituição Federal para criminalizar a posse e o porte de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com a legislação vigente, estabelecendo uma distinção clara entre traficantes e usuários.

A PEC 45/2023 foi aprovada pelo Senado Federal em abril de 2024 e encaminhada à Câmara dos Deputados, onde já tramitou perante a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), tendo sua admissibilidade aprovada em 12 de junho de 2024. Atualmente, a proposta está sendo analisada por uma comissão especial criada para discutir seu mérito. Após a conclusão dos trabalhos dessa comissão, a PEC será submetida à votação no plenário da Câmara.

A Câmara Municipal de Cascavel entende que a aprovação da PEC é fundamental para o aprimoramento do arcabouço jurídico brasileiro no combate ao uso e tráfico de drogas, proporcionando maior clareza legal e eficácia nas ações de segurança pública.

A Câmara de Cascavel insta os deputados a priorizarem a discussão e votação desta matéria, reconhecendo sua importância para a sociedade brasileira e para o fortalecimento do Estado de Direito. Acredita-se que a aprovação da PEC 45/2023 representará um avanço significativo na promoção da justiça e na proteção da saúde pública em nosso país.

Veja Mais

COMENTÁRIOS

Notícias Relacionadas:

Autor do homicídio na Rua Manaus é identificado
Novas imagens mostram assassino de Luis Lourenço saindo do local do crime
Equipe de Crossfit de Luis Lourenço emite nota de pesar após crime brutal na Rua Manaus
Imagens aéreas mostram área de mata onde autor de homicídio morreu em confronto
Homem que foi brutalmente assassinado na Rua Manaus é identificado
Veja arma utilizada para atacar investigador da DH; PM reagiu a agressão e conteve agressor
Suspeito feriu Policial Civil com tesoura de jardim e morreu baleado pela PM, afirma Delegado
Suspeito do homicídio na Rua Manaus é morto pela Polícia Civil
Conforme DH, vítima de homicídio na Rua Manaus estava sem documentos
Veja o que disse a mulher que estava com o autor do homicídio na Rua Manaus
Por outro ângulo: Imagem mostra vítima suplicando para não ser morta por agressor
Imagens fortes: Vídeo mostra homem sendo espancado até a morte na Rua Manaus
Mulher que estava com autor de homicídio na Rua Manaus é detida pela PM
Testemunha relata que homem foi morto com objeto de concreto: "Eu sozinho não tinha como fazer"
Morte na Rua Manaus: "Vítima teve muitas lesões na cabeça com exposição do cérebro", afirma médico
Homem morre espancado com pedaço de pau na Rua Manaus
Esmolas podem financiar ilícitos, alerta campanha em Cascavel
Comerciantes reivindicam ação contra moradores de rua nas proximidades da Praça da Bíblia
Vídeo mostra momento em que homem é abordado com câmera furtada no Cancelli
Moradores de rua e furtos: Qual a solução para os andarilhos em Cascavel?

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN