CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Operação de limpeza na região das Cataratas recolhe 140 quilos de resíduos
Foto: Urbia Cataratas

Operação de limpeza na região das Cataratas recolhe 140 quilos de resíduos

Entre os resíduos encontrados estavam sacos plásticos, garrafas de plástico e vidro, calçados, redes, cordas, uma torneira, embalagens de isopor, latas de alumínio, brinquedos e uma...

Publicado em

Por CGN Redação

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Operação de limpeza na região das Cataratas recolhe 140 quilos de resíduos
Foto: Urbia Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu e a concessionária responsável pela gestão turística, Urbia Cataratas, realizaram uma operação de limpeza no trecho superior do Rio Iguaçu em celebração ao Dia Internacional das Florestas (21) e Dia Mundial da Água (22). Oito voluntários, entre funcionários da Urbia Cataratas, ICMBio e Macuco Safari, recolheram 142,16 quilos de lixo em quatro horas de trabalho.

Entre os resíduos encontrados estavam sacos plásticos, garrafas de plástico e vidro, calçados, redes, cordas, uma torneira, embalagens de isopor, latas de alumínio, brinquedos e uma caixa de roda de carro. Outros resíduos contaminantes, como galões de agrotóxico e de óleo lubrificante, assim como um frigobar, foram retirados das margens. Os resíduos sólidos serão encaminhados a centrais de reciclagem para separação e destinação. Os resíduos perigosos, como o lixo eletrônico, seguirão para tratamento.

Para o gerente de Sustentabilidade da Urbia Cataratas, André Franzini, a limpeza é uma pequena ação frente a toda a causa da proteção ambiental. “Além da proteção do ecossistema e da biodiversidade, o propósito é sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos. Esse é um exemplo claro de que quando não descartamos corretamente, eles se aglomeram. Nesse caso, mais do que impactar diretamente a fauna e a flora, impactam o Patrimônio Mundial Natural, o Parque Nacional do Iguaçu.”

Além de formar as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, o Rio Iguaçu, cujo nome em tupi-guarani significa “água grande”, é o principal curso d’água do Paraná. Tem nascentes na Serra do Mar, perto da capital, Curitiba, e atravessa todo o estado. Nesse caminho, os resíduos se acumulam durante o percurso e acabam chegando às margens e às raízes das árvores da Mata Atlântica.

O colaborador Marco Aurelio Alves contribuiu na limpeza. “Não é algo feito apenas para o parque, mas pela vida. É muito gratificante ter esse contato com a natureza e saber que agora esses resíduos não vão mais ficar por anos se decompondo por anos e poluindo. Quem sabe, a gente pode fazer muito mais no futuro?”, comemora.

Fonte: Portal da Cidade | Assessoria

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN