
Zenshin Daiko faz história no Japão e fica entre as 15 melhores equipes do mundo
De acordo com Adriano Hoshi, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) e coordenador do grupo, a seleção foi acirrada e começou ainda em...

Publicado em
Por Allan Machado
Mais acessadas agora






A mais de 18 mil quilômetros de casa, o grupo de taiko de Cascavel conquistou um feito histórico nesse domingo (23), na Terra do Sol Nascente. O Zenshin Daiko – único time brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Taiko -, ficou entre as 15 melhores equipes da competição, realizada na cidade de Oita, no Japão. Uma conquista que não apenas elevou o nome de Cascavel, mas também representou o Brasil no cenário mundial da percussão japonesa.
De acordo com Adriano Hoshi, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) e coordenador do grupo, a seleção foi acirrada e começou ainda em 2024. Mais de 700 equipes participaram das seletivas para chegar à fase final do campeonato e, de forma inédita, Cascavel alcançou um marco que vem sendo construído há anos com o Zenshin Daiko.
“Ficar entre os 15 melhores entre 700 equipes é um feito incrível. Devemos nos orgulhar desse resultado e voltar de cabeça erguida. As crianças merecem todos os aplausos. Elas sabem o quanto o processo foi intenso”, destaca Kouki Sensei, treinador do Zenshin Daiko.
Inédito
Esta é a primeira vez que um grupo cascavelense se classifica para o mundial. Além do time brasileiro, apenas Taiwan figurou como outro país estrangeiro na competição. Os demais 43 times eram todos japoneses. A conquista é resultado de um trabalho que atravessou gerações do grupo. Desde 2014, todas as formações do Zenshin Daiko sonhavam com esse momento, que começou a se concretizar em julho do ano passado, quando o grupo garantiu o título de campeão brasileiro na categoria Júnior no XVIII Campeonato Brasileiro de Taiko, realizado em Serra Negra (SP).
Desde então, os esforços foram redobrados, tanto na preparação quanto na arrecadação de recursos para viabilizar a viagem. Graças ao apoio da comunidade, dos pais e de patrocinadores, o sonho se tornou realidade. Foram incontáveis almoços e jantares promocionais, campanhas de arrecadação e uma intensa busca por patrocínios.
“Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram e contribuíram para que pudéssemos estar aqui, na terra dos nossos antepassados. Conseguimos atingir nosso objetivo”, avalia Adriano.
Torcida madrugou
Enquanto os jovens brilhavam no Japão, a torcida cascavelense fez questão de acompanhar cada momento. No domingo (23), os associados da ACEC se reuniram na sede da entidade para assistir à apresentação, transmitida ao vivo.
A apresentação do grupo, que começou às 5h da manhã no horário de Brasília, reuniu familiares, amigos e admiradores do grupo. Para tornar o momento ainda mais especial, um telão foi montado para que todos pudessem prestigiar a performance e celebrar juntos essa conquista histórica.
Vivendo a cultura japonesa
O campeonato acabou, mas a experiência do grupo no Japão continua. Desde o dia 15 de março, quando os jovens percussionistas embarcaram para realizar o sonho de representar Cascavel e o Brasil no maior torneio da modalidade, a vivência tem sido intensa. “Agora, vamos continuar apreciando o Nihon”, conta Adriano.
O grupo segue em uma imersão na cultura japonesa, passando por cidades históricas e treinando com alguns dos maiores mestres do mundo. Nesta segunda-feira (24), os integrantes visitaram Yufuin, onde tiveram a oportunidade de conhecer o centro de treinamento do Genryu Daiko, campeão mundial em 2024. Lá treinaram com Hasegawa Sensei, um dos maiores mestres do taiko. De lá, a equipe embarcou em uma viagem de trem até Nagoya e depois seguiu para Shizuoka, onde ficará hospedada.
Nesta terça-feira (25), o roteiro inclui uma visita ao Parque Fuji-Q e, em seguida, o grupo partirá para Tóquio para conhecer o Museu do Taiko, um fabricante de taikos e passear por uma região cultural histórica, o Bairro Asakusa. Também visitarão o ponto mais alto de Tóquio – a Skytree. A chegada em Cascavel está marcada para sexta-feira de manhã (28), quando os integrantes iniciarão uma nova etapa de desafios e aprendizados.
“O Zenshin Daiko está fazendo história, levando o nome de Cascavel ao mais alto nível da percussão mundial e fortalecendo ainda mais a tradição do taiko no Brasil. A todos que nos apoiam, nosso ‘arigatou gozaimasu’!
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou