CGN
AMP
Foto: Gabriel Miguel/UEPG

Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha

A banca de defesa da pesquisa de Taynara aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa e contou com a presença de......

Publicado em

Por CGN

AMP
Foto: Gabriel Miguel/UEPG

A pesquisadora Taynara de Souza Carneiro se tornou doutora em Odontologia após defesa de sua pesquisa em banca, no fim de fevereiro. Para além da conquista da titulação, o evento teve uma característica especial, pois seu diploma carrega o nome de duas universidades: a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Brasil, e a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), da Espanha. A pesquisadora é a primeira da UEPG a conquistar o título de doutorado na área de Odontologia em uma cotutela entre a instituição e uma universidade de outro país.

A banca de defesa da pesquisa de Taynara aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa e contou com a presença de seus dois orientadores, professor Alessandro Loguercio, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), da UEPG, e professora Laura Ceballos, da URJC.

Sua tese, intitulada “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental”, aborda formas de clareamento dental em baixas concentrações, utilizando estudos em laboratório e ensaios clínicos em pacientes de ambos os países.

A modalidade de cotutela consiste na formação simultânea em duas instituições de ensino e pesquisa – uma brasileira e outra estrangeira, que exige do pesquisador realizar diferentes etapas do seu estudo em ambas as universidades, sob supervisão de dois orientadores. A experiência de Taynara se deu por meio de convênio de cooperação assinado entre a UEPG, por meio do seu Escritório de Relações Internacionais, e a URJC, e se tornou o primeiro da modalidade a ser realizado pela instituição.

Graças ao processo de cotutela, Taynara realizou parte da sua pesquisa na URJC, em Madrid, capital espanhola, ao longo de seis meses, sob orientação da professora Ceballos.  “A experiência fez toda a diferença para mim, tanto para a pesquisa quanto para minha vida pessoal. Foi incrível essa oportunidade de expandir minha vivência acadêmica e profissional”, declara a doutora.

Taynara avalia que a cotutela se mostrou extremamente importante para a produção científica da UEPG. “Ela permitiu uma maior troca de conhecimento entre instituições de diferentes países e possibilitou o acesso a novas metodologias, tecnologias e linhas de pesquisa, além de fortalecer colaborações internacionais, que podem resultar em publicações conjuntas e projetos futuros”, celebra.

A trajetória acadêmica de Taynara é marcada pelo amor à ciência. Desde a graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), seu interesse pela pesquisa e docência se tornaram objetivos profissionais, que a acompanharam no mestrado, realizado no PPGO entre 2020 e 2022, sob orientação do professor Alessandro Loguercio. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Universidade Ceuma, em Imperatriz (MA), onde continua a desenvolver sua linha de pesquisa, com ênfase em clareamento dentário.

Para o orientador da pesquisadora, professor Alessandro Loguercio, a experiência de cotutela foi uma oportunidade de aprendizado. “Toda oportunidade de entrar em contato com uma nova universidade e seus laboratórios é uma oportunidade de conhecer uma nova forma de produção de conhecimento”, afirma.

Loguercio destaca a importância da cotutela para a UEPG, pois sinaliza o reconhecimento da universidade frente à sua parceira e a várias outras instituições de pesquisa na Europa. “A UEPG e a URJC se reconhecem enquanto produtoras de ciência de qualidade. Esta é uma prova da excelência do trabalho desenvolvido pela nossa pós-graduação”, celebra o professor.

“Não é sempre que temos a oportunidade de receber uma pesquisadora como Taynara, com uma formação excelente como pesquisadora e muita vontade de trabalhar. O trabalho que iniciamos com a Taynara servirá como base para pesquisas futuras de novos doutores”, exalta a sua orientadora da URJC, Laura Ceballos.

A espanhola destaca a importância da parceria estabelecida entre as universidades, por meio da cotutela, que possibilitou abrir novos laços de investigação com a UEPG, considerada uma referência brasileira no campo da Odontologia, graças ao trabalho de pesquisadores como Taynara. 

TÍTULO – Na última semana, a tese de doutorado “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental” foi publicada com a máxima honraria pela pontuação da sua pesquisa por meio da Universidad Rey Juan Carlos. O título Sobresaliente Cum Laude é equivalente à láurea acadêmica e é ofertado a trabalhos acadêmicos que alcançam a nota máxima pelos professores que compõem a banca de defesa do trabalho.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
Da Mata Atlântica a fenômenos da física: UEM leva interação para a Expo Umuarama 2025
Unicentro abre inscrições para 500 vagas remanescentes
Universidades estaduais do Paraná recebem comitiva do Japão em busca de inovações
Rede de cursinhos populares dá bolsa de R$ 200 a estudantes
500 calouros começam novo ano letivo em quatro unidades da Unioeste
Câmpus de Irati da Unicentro ganha ginásio para mil pessoas, marco esportivo para a região
Paraná é o 2º estado com maior proporção de jovens matriculados no ensino superior
Paraná Fala Idiomas oferta mais de 4 mil vagas no primeiro semestre de 2025
Cursinho Popular da UENP retoma aulas e garante reforço para alunos no Norte
Com recursos do Estado, obras em três blocos da UEM são retomadas após 10 anos
Museu Campos Gerais inaugura exposição sobre Roma Antiga
Unioeste abre processo seletivo para contratar professores de atendimento especializado
UEPG oferece 275 vagas remanescentes para cursos presenciais de graduação
Museu da UENP recebe acervo de Luiz Bellonzi, que trabalhou com Ney Matogrosso e Rita Lee
UEL inicia reforma de prédio para descentralizar captação do Hemocentro Regional
Brasileiros adultos com ensino superior completo chegam a 18,4%
Convocação da lista de espera do Fies 2025 será divulgada nesta terça
Unespar abre inscrições para concurso: são 59 vagas para nível médio e superior
Com UTI móvel e tratores, UEM inicia 2025 com investimentos em 26 novos veículos

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
AVISO
agora
Plantão CGN