CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta Grossa
Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta GrossaFoto: Sanepar

Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta Grossa

A partir de agora, o abastecimento segue em recuperação gradual dos níveis de reservação para o abastecimento de todas as regiões da cidade, ao longo destas......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta Grossa
Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta GrossaFoto: Sanepar

A captação do Rio Pitangui voltou a operar nesta terça-feira (18) e a produção de água tratada está restabelecida em 100% no sistema de abastecimento de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

A partir de agora, o abastecimento segue em recuperação gradual dos níveis de reservação para o abastecimento de todas as regiões da cidade, ao longo destas terça e quarta-feira (19), com normalização completa em todos os pontos da rede de distribuição na quinta-feira (20). Caminhões-pipa permanecerão à disposição para o abastecimento de serviços prioritários, como unidades de saúde e educacionais.

O apoio da população no uso racional da água continua sendo fundamental neste processo de retomada, para que o sistema tenha condições de recuperar o equilíbrio o mais breve possível.

A retomada da captação Pitangui foi possível graças a uma grande força-tarefa, que envolveu cerca de 100 trabalhadores, entre empregados próprios e terceirizados. Equipes trabalharam ininterruptamente, desde o último domingo (16), para estabilizar a tubulação e adequar os dispositivos para conter os vazamentos provocados pela pressurização da água.

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explica que, após os serviços de domingo (16), por segurança operacional de todo o sistema, as obras se estenderam e novas paralisações na captação precisaram ser realizadas, para evitar danos irreversíveis aos equipamentos de bombeamento e à linha de adução.

“O conserto precisava ser feito de imediato, para não comprometer a retomada do abastecimento pela qual estamos trabalhando diuturnamente. Para se ter ideia do risco operacional existente, um vazamento deste tipo na tubulação, dada a força da água, chega a um jato de 150 metros, o que seria equivalente a um prédio de 50 andares”, disse.

Mesmo com as obras executadas seguindo todos os projetos e protocolos usuais da Sanepar, consolidados para este tipo de serviço, a complexidade da obra, que envolve tubulação, conexões, válvulas e equipamentos de grandes proporções, exigiu soluções diferenciadas. Uma peça especial para resolver o problema foi fabricada de forma emergencial durante a madrugada. Para dar celeridade à instalação, a peça, feita em aço, pesando mais de 160 Kg, foi entregue de helicóptero e instalada na manhã desta quarta-feira, com outros dispositivos vindos de São Paulo, Curitiba e Lapa.

A Sanepar continua fazendo o monitoramento e análise diária do sistema, bem como o atendimento das demandas pelos seus canais oficiais de atendimento. Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato diretamente com a Companhia na Central de Relacionamento na Balduíno Taques, 1150, pelos canais exclusivos de atendimento: telefone 42 2102-4600 e por este site, que disponibiliza um formulário com a solicitação de serviços para os clientes da cidade.

Além dos canais exclusivos para Ponta Grossa e da Central de Relacionamento com o Cliente, situada na rua Balduíno Taques, 1150, continuam disponíveis os Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile. Ao entrar em contato, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN