CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a IAT apreende 318 quilos de palmito industrializado de maneira clandestina
Foto: IAT

IAT apreende 318 quilos de palmito industrializado de maneira clandestina

Segundo os técnicos do órgão ambiental, o preparo e o envase desse material, destinado para alimentação, eram realizados em local insalubre, podendo representar riscos à saúde......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a IAT apreende 318 quilos de palmito industrializado de maneira clandestina
Foto: IAT

O Instituto Água e Terra (IAT) recolheu 318,6 quilos de palmito juçara em conserva e 76 cabeças de palmito in natura extraídos e industrializados ilegalmente em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu no domingo (16) e contou com o apoio da Polícias Civil e do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar. Os responsáveis foram detidos e autuados. Somadas, as multas foram de R$ 138,3 mil. O local também foi embargado.

Segundo os técnicos do órgão ambiental, o preparo e o envase desse material, destinado para alimentação, eram realizados em local insalubre, podendo representar riscos à saúde de quem consumisse o produto. A industrialização e comercialização de palmito é regulamentada pela Instrução Normativa nº 5 de 25 de outubro de 1999, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

COMO AJUDAR – As denúncias são essenciais para o monitoramento ambiental. Quem pratica o desmatamento ilegal está sujeito a penalidades administrativas previstas na Lei de Crimes Ambientais e no decreto de Condutas Infracionais ao Meio Ambiente. O responsável pelas infrações também pode responder a processo por crime ambiental.

O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181, o qual possibilita que seja feita uma análise e verificação in loco de todas as informações recebidas do cidadão.

No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN