CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a 229 sericicultoras tiveram inscrições aprovadas no concurso Seda Paraná
229 sericicultoras tiveram inscrições aprovadas para o concurso Seda ParanáFoto: SEAB

229 sericicultoras tiveram inscrições aprovadas no concurso Seda Paraná

As inscrições foram encerradas no início do mês e o resultado está disponível no site da Secretaria de......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a 229 sericicultoras tiveram inscrições aprovadas no concurso Seda Paraná
229 sericicultoras tiveram inscrições aprovadas para o concurso Seda ParanáFoto: SEAB

O Concurso Seda Paraná, promovido pelo Governo do Estado, tem 229 sericicultoras (produtoras do bicho-da-seda) concorrentes. Elas tiveram as inscrições aprovadas durante o período de registro. O desempenho delas será avaliado pelas produções de agosto de 2024 a 30 de maio de 2025, e as duas que se destacarem ganharão uma viagem à França, onde vão participar do Festival da Seda, em Lyon.

As inscrições foram encerradas no início do mês e o

resultado está disponível

no site da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que organiza o concurso junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).

As produtoras que foram aprovadas recebem um link pessoal e senha de acesso para cumprir o compromisso de inserir, mensalmente, as notas que confirmam o volume de venda de casulos e o teor de seda.

A partir daí será feito o lançamento das informações em uma planilha que vai levantar as maiores produções, assim como os maiores teores de seda. Uma comissão técnica vai analisar a produção e os teores, indicando as produtoras vencedoras. A cerimônia de premiação ocorrerá em agosto e a viagem em novembro de 2025.

NÚMEROS – O Paraná é líder nacional na sericicultura, produzindo 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). Grande parte dessa produção tem origem em propriedades familiares, onde a sericicultura é uma forma de diversificar a produção, e as mulheres são parte importante dessa cadeia produtiva.

O fio de seda paranaense é exportado para a França, Itália, Japão, Índia e China. Em 2023 a sericicultura rendeu R$ 39,2 milhões, com a produção de 1,4 mil toneladas, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

O município de Nova Esperança, no Noroeste do Estado, considerado capital nacional da seda, lidera a produção com 138,8 toneladas de casulos produzidos, em 277,6 hectares, que geraram um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 4,1 milhões no ano passado. Dos 399 municípios paranaenses, 153 atuam com a sericicultura.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN