CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Com novos faroletes, Estado homologa edital da sinalização náutica da Ilha do Mel
Com novos faroletes, DER-PR homologa edital da sinalização náutica da Ilha do MelFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com novos faroletes, Estado homologa edital da sinalização náutica da Ilha do Mel

Com esta publicação, em Diário Oficial, tem início os trâmites internos para assinatura de contrato com a empresa catarinense Sináutica Projetos e Serviços de Sinalização Náutica......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Com novos faroletes, Estado homologa edital da sinalização náutica da Ilha do Mel
Com novos faroletes, DER-PR homologa edital da sinalização náutica da Ilha do MelFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) publicou nesta segunda-feira (17) a homologação do resultado da licitação para instalar nova sinalização náutica na Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral. O investimento será de R$ 916.816,00.

Com esta publicação, em Diário Oficial, tem início os trâmites internos para assinatura de contrato com a empresa catarinense Sináutica Projetos e Serviços de Sinalização Náutica Ltda.

Os equipamentos serão instalados nos acessos às comunidades de Nova Brasília e Encantadas. Em Encantadas está prevista a instalação de duas balizas e dois faroletes, e em Nova Brasília serão seis faroletes. As estruturas são compostas por hastes de aço cravadas em banco de areia e parte superior acima da linha d’água, com espaço para lanterna (no caso dos faroletes), marca de tope e espanta-gaivotas. Elas são regularmente utilizadas no balizamento náutico, orientando a navegação, especialmente no período noturno, garantindo a segurança de tripulação e passageiros.

Após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, serão 30 dias para fabricação das peças, 15 dias para instalação, e manutenção pelos 315 dias seguintes. A cada quinzena serão realizadas inspeções noturnas e diurnas dos equipamentos, com previsão de serviços como raspagem de incrustações, limpeza e lavagem das lanternas, verificação do funcionamento das fotocélulas e verificação da carga das baterias. Todos os serviços e equipamentos seguem um projeto elaborado e aprovado pela Portos do Paraná.

ILHA DO MEL – A Ilha do Mel passará por uma transformação nos próximos anos. A Assembleia Legislativa do Paraná já aprovou o novo marco regulatório de um dos principais atrativos turísticos do Paraná, localizado na Baía de Paranaguá, no Litoral. Iniciativa do Governo do Estado, a legislação moderniza e resolve lacunas da legislação anterior, garantindo o desenvolvimento sustentável com medidas que abrangem ocupação do solo, saneamento e cultura.

A nova lei coloca a Ilha do Mel como região de especial interesse ambiental e turístico do Estado. A medida visa a utilização racional dos recursos naturais, a preservação dos ecossistemas, o turismo ecológico e o equilíbrio entre a capacidade natural de reposição e o uso e ocupação humana. Além disso, determina que todas as ações a serem desenvolvidas na ilha devem seguir as diretrizes da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Uma das principais alterações diz respeito ao controle da população residente e flutuante da Ilha do Mel. A capacidade máxima da ilha será de 11 mil pessoas, contando com a população residente, divididas entre os terminais de Brasília e Encantadas. A limitação é importante para garantir o suporte e a preservação ambiental do atrativo turístico, além de respeitar limites relativos às habitações, recursos hídricos, energéticos e de abastecimento alimentar.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN