CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Lula e Haddad se reúnem para tratar do projeto do IR que deve ser enviado amanhã ao Congresso

O projeto, que amplia a isenção e traz as medidas de compensação, deve ser enviado na terça-feira, 18, ao Congresso Nacional....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúnem na manhã desta segunda-feira, 17, e devem tratar sobre o projeto de lei (PL) de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O projeto, que amplia a isenção e traz as medidas de compensação, deve ser enviado na terça-feira, 18, ao Congresso Nacional.

Na reunião desta manhã, participam também o secretário-executivo da Pasta, Dario Durigan, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Segundo apuração da reportagem, o envio do projeto deve acontecer na terça com a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Haddad anunciou a medida no final do ano passado, em pronunciamento na televisão aberta, e a proposta chegou a ser detalhada em novembro de 2024, quando o governo apresentou o pacote de contenção de gastos, mas o projeto voltou para análise do Fisco para recalibragem na parte da tributação de empresas. Na época, como forma de compensar a perda de receita com a ampliação da faixa de isenção da tabela do IR, o governo também anunciou uma taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil por mês.

Em fevereiro, em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, Lula disse ter certeza de que o Congresso vai aprovar o projeto que aumenta a faixa de isenção do IR.

O chefe do Executivo reforçou que o Ministério da Fazenda e a Receita Federal elaboraram uma medida que compense a renúncia de receita com o aumento da faixa de isenção e que essa conta recairá sobre “pessoas mais ricas”.

Segundo ele, o objetivo é fazer “justiça social”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN