CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a 90 anos do Porto de Paranaguá: navio de guerra da Marinha recebe visitantes no Litoral
Navio de Guerra da Marinha recebe visitantes no Porto de ParanaguáFoto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

90 anos do Porto de Paranaguá: navio de guerra da Marinha recebe visitantes no Litoral

Com 46 anos de operação, a Fragata é considerada a ponta de lança da corporação e atua como escolta, possuindo alto poder de combate. A embarcação......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a 90 anos do Porto de Paranaguá: navio de guerra da Marinha recebe visitantes no Litoral
Navio de Guerra da Marinha recebe visitantes no Porto de ParanaguáFoto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

A Fragata Liberal (F-43), da Marinha do Brasil, recebeu 750 visitantes neste domingo (16), no Porto de Paranaguá. A ação foi uma homenagem da Marinha ao aniversário do Porto, que completa 90 anos nesta segunda-feira (17).

Com 46 anos de operação, a Fragata é considerada a ponta de lança da corporação e atua como escolta, possuindo alto poder de combate. A embarcação é equipada com dois lançadores triplos de mísseis antiaéreos, lançadores de mísseis superfície-superfície, lançadores de foguetes, canhões e lança-torpedos.

“Este é um momento de aproximar a comunidade do ambiente portuário e de um importante parceiro nosso, que é a Marinha do Brasil”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. 

“Para mim e para a minha tripulação, é uma honra imensa poder celebrar o aniversário de um porto extremamente relevante para o nosso País”, declarou o capitão de Fragata, Rogério Moreira Diniz, comandante da embarcação.

“O navio é uma importante ferramenta na defesa das riquezas do nosso país e da nossa Amazônia Azul, e o Porto de Paranaguá é um destaque nessa logística nacional. A Marinha do Brasil não poderia deixar de se fazer presente na comemoração dos 90 anos do maior porto graneleiro da América Latina”, comentou o tenente Marcos Gabriel de Santos, relações-públicas da Fragata Liberal.

Uma característica estrutural do navio é ser mais reforçado do que uma embarcação tradicional. Com diversos compartimentos estanques e fundo duplo, a fragata se torna mais resistente e apta ao combate.

Durante a visita, o casal Wagner Rebelo Costa e Priscila Moghrabi levou o filho, Kalel, para conhecer de perto a estrutura. “Aqui é comum vermos navios cargueiros, então ter a oportunidade de visitar um navio como esse traz uma grande alegria para nós e para a população parnanguara”, comentou Wagner.

A dupla já havia visitado outra embarcação da Marinha, o Cisne Branco, e novamente se encantou com o passeio. “Para mim, é diferente. Meu marido trabalha aqui no porto, eu não. Então, quando tenho a oportunidade de vir, eu aproveito”, disse Priscila.

Uma família parnanguara de 12 pessoas também aproveitou o domingo para levar as crianças e visitar a embarcação. “O navio da Marinha é bem diferente. É algo que não temos o costume de ver de perto, então é muito interessante”, afirmou o operador de produção Diego Ramos Almeida.

SOBRE A FRAGATA – A F-43 faz parte da classe Niterói e foi incorporada à Marinha do Brasil em 18 de novembro de 1978. Com 129,2 metros de comprimento, a embarcação pesa 3,8 mil toneladas quando carregada.

Entre os destaques de segurança está o sistema que emprega o míssil Exocet, de voo rasante e alcance máximo de 70 km. Com alto poder defensivo, o navio é capaz de neutralizar embarcações de superfície com grande eficiência.

DOAÇÕES DE PÁSCOA – Além da visita ao cais, os participantes puderam doar chocolates para a campanha da Portos do Paraná intitulada Páscoa Para Todos. Mais de 500 caixas com bombons, wafers e barras de chocolates foram arrecadadas e serão entregues para comunidades em situação de vulnerabilidade social, em Paranaguá.

Fonte: AEN

Veja Mais

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN